O Hospital e Maternidade Doutor Paulo Fortes (HMDPF) está promovendo uma Ação Entre amigos, visando arrecadar fundos para suprir a demanda orçamentária da entidade. O prêmio da ação é a obra do Artista Plástico Arnaldo Rocha.
A ação vem sendo vendida semanalmente na Feira Gastronômica e diretamente na secretária do hospital. Cada número custa apenas R$ 10 e o sorteio ainda não tem data definida.
Segundo a diretoria da entidade, a mesma passa por momentos conturbados em sua situação financeira e vem provendo ações que objetivam a arrecadação capital e de alimentos, diretamente utilizados aos pacientes diariamente atendidos.
De acordo com Arnaldo, a obra – quadro em homenagem à São Mateus do Sul foi criado com o único objetivo de mostrar seu amor por essa terra que o acolheu, abordando todas as suas características e representatividade, tais como nosso reconhecimento como Terra da Erva-mate, o caminho dos tropeiros, o Vapor Pery, a Petrobras e seu encanto ao entardecer, o Rio Iguaçu e nossa ponte sobre ele.
O artista que também é Pastor na comunidade de Jardim Santa Cruz, relata que recebeu o convite dos membros do HMDPF, para ajudar a entidade na arrecadação de óleo e leite junto aos membros da igreja – “naquela mesma noite, senti algo em meu coração e falei para minha esposa que Deus haverá me dado a luz para doar esse quadro ao Hospital, pois se eles estão pedindo ajuda, não devem estar bem”, contou.
No momento da entrega das arrecadações, dias após o primeiro contato, Arnaldo lembra que foi norteado da demanda do hospital pela sua diretoria e decidiu, de fato, fazer a doação – “muitas pessoas, diariamente me contatam e elogiam minhas obras que homenageiam São Mateus do Sul, por isso creio que a obra ‘Nossa Samas’ ira colaborar e muito com a entidade. Fazendo uma ação entre amigos para ajudar nesse momento tão difícil e espero estar ajudando”.
“Não sou natural de São Mateus do Sul, vim da cidade de Paranaguá há 21 anos – sou apaixonado pelo povo de São Mateus do Sul, um povo diferenciado e desde o momento que cheguei tomei a decisão de criar minha família aqui“, enfatiza o artista apaixonado pela cidade.
Questionado quanto à inspiração da obra, ele conta que seu alento, foi a tradição do nosso município e todas as suas particularidades especificas – “São Mateus do Sul tem uma história muito bonita, que talvez muita gente não conheça de fato – que os tropeiro tinham nossa cidade em sua rota ou a importância vital da erva-mate para o desenvolvimento do Paraná inteiro e suas belezas singulares, principalmente por ter em minha concepção um dos por do sol mais lindos do mundo – não conheço o mundo todo, mas por onde andei sempre levei em minhas memórias o sol em seu adormecer diariamente“.