O Paraná receberá na noite desta sexta-feira (2) mais 133.380 vacinas da Pfizer/BioNTech e na manhã deste sábado (3), mais 181.530 doses da Oxford/AstraZeneca/Fiocruz, ambos os lotes fazem parte da nova pauta de distribuição do Ministério da Saúde e aguarda o envio de doses da Janssen/Johnson & Johnson já anunciadas pelo Ministério.
Segundo a Secretaria de Estado da Saúde, as doses da AstraZeneca serão destinadas para segunda dose dos esquemas vacinais já iniciados no Paraná, enquanto as doses da Pfizer ampliarão a imunização sobre a população em geral acima de 18 anos. Elas serão recepcionadas no Centro de Medicamentos do Paraná (Cemepar) até o momento da distribuição regional.
Somando as duas remessas da semana, o Paraná deve receber 676.400 doses de imunizantes em menos de sete dias. As 361.490 doses de quarta e quinta já começaram a ser distribuídas pela Secretaria às 22 Regionais. Elas vão atender a população geral e também serão utilizadas para completar a vacinação dos profissionais das forças de segurança e salvamento.
A previsão do Ministério da Saúde é entregar aos estados, até o domingo (4), 8 milhões de doses de vacinas contra a Covid-19. Até agora, 135.077.476 vacinas já foram distribuídas no Brasil. O País já conta com 70,7 milhões de pessoas vacinadas com a primeira dose.
Sozinho, o Paraná recebeu, desde o início da campanha de vacinação, 7,5 milhões de doses de imunizantes. Com 5,7 milhões de vacinas aplicadas e quase 4,4 milhões de paranaenses que já receberam a primeira dose, o Estado atingiu nesta sexta-feira a marca de 50% da população adulta vacinada com pelo menos uma dose do imunizante.
Segundo o Ministério da Saúde, serão distribuídas, ainda, 3 milhões de doses da Janssen doadas pelo governo dos Estados Unidos ao Brasil e 2,8 milhões da AstraZeneca/Fiocruz. A Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) liberou a documentação da doação internacional na quarta-feira (30).
Com a nova distribuição, segundo o governo federal, o País deve chegar, no início da próxima semana, a 143 milhões de doses inseridas no Plano Nacional de Operacionalização da Vacinação contra a Covid-19 (PNO). O Paraná deve atingir em torno de 8 milhões.
FONTE: SESA