O Governador Carlos Massa Ratinho Junior entregou nesta segunda-feira (3) o primeiro trecho da pavimentação da Rodovia Vereador Miguel Ribeiro Picheth (PR-364), estrada que liga os municípios de Irati e São Mateus do Sul. A obra, iniciada em março de 2019, está 35% concluída. São cerca de vinte quilômetros em um trecho que sai de Irati e segue até o trevo conhecido como Marmeleiro, de onde parte a PR-990, estrada que liga a rodovia ao município de Rebouças.
O trecho total a ser pavimentado tem 49 quilômetros de extensão e é uma reivindicação antiga dos moradores locais para potencializar o desenvolvimento da região. O investimento total na obra é de R$ 121 milhões, resultado da parceria com o Banco Interamericano de Desenvolvimento (BID). O valor inclui as etapas de terraplenagem, drenagem, pavimentação, sinalização e execução de uma ponte sobre o Rio Turvo.
A obra está sendo executada pela empresa Triunfo, com gestão do Departamento de Estradas de Rodagem (DER/PR), e tem entrega prevista para o primeiro trimestre de 2022.
“Essa é uma obra da qual se falava há quarenta anos, porque liga duas cidades muito importantes. Estamos entregando a primeira etapa, que já colabora para o escoamento da safra produzida na região, que é forte no agronegócio”, comemorou Ratinho Junior. “Além disso, atraímos novas empresas, porque quem quer gerar emprego e montar indústria quer investir em regiões que tenham população trabalhadora e infraestrutura. Por isso acredito que essa rodovia vai trazer uma nova realidade, se transformando em uma grande artéria para a região”, acrescentou.
O Secretário Estadual de Infraestrutura e Logística, Sandro Alex, reforçou a relevância do trecho para os municípios. “A PR-364 não é apenas a ligação entre Irati e São Mateus do Sul, mas uma rodovia regional de escoamento de safra, de mobilidade e de logística que agora traz segurança para quem trafega nela”, completou.
Os 49 quilômetros de pavimentação se estendem do perímetro urbano de Irati até o entroncamento com a PR-151 em São Mateus do Sul, próximo à BR-476. O trajeto já existente será mantido, adicionando à rota apenas um desvio no bairro de Riozinho, em Irati, para reduzir o trânsito existente.
Em São Mateus do Sul, também será restaurada a pavimentação de três quilômetros da PR-364, viabilizando um alargamento dos acostamentos e a implementação de calçadas e ciclofaixas. Além disso, o município também será contemplado por uma nova ponte sobre o Rio Turvo, que terá 12 metros de extensão.
Em Irati, a obra inclui um trecho variante de 1,2 km ligando a PR-364 à BR-153 – entroncamento onde será construída uma trincheira, com o objetivo de reduzir o alto número de acidentes no local.
Fernanda Sardanha, Prefeita de São Mateus do Sul, disse que a concretização da obra é um legado do Governo do Estado para o município. “São Mateus é o 23º município no Paraná em desenvolvimento agropecuário. Por isso, o escoamento da safra dos nossos produtores vai ter um grande diferencial. Essa estrada vai proporcionar um desenvolvimento macro, que além da agropecuária vai atingir a indústria e o comércio”, pontuou.
No evento também foi assinado o documento que autoriza a licitação do projeto executivo para a obra de pavimentação da PR-990, novo trecho que vai ligar a PR-364 ao município de Rebouças. A estrada é mais uma que colabora para a infraestrutura rodoviária da região. O trecho tem 12,6 quilômetros de extensão e a previsão é que o estudo dure dez meses. O valor investido pelo Governo do Estado é de R$ 1.235.132,20.
O secretário de Infraestrutura estimou que a obra deve ser iniciada após a conclusão do trecho atual, no primeiro semestre do próximo ano. Sandro Alex enfatizou que os investimentos são parte de um grande projeto do Governo para potencializar o desenvolvimento econômico do Paraná como um todo.
O Governador complementa que os esforços para esse desenvolvimento são um marco de sua gestão. “Criamos um banco de projetos com uma equipe de engenheiros e arquitetos para pensar em obras importantes para desenvolver o Paraná, tais como duplicações, viadutos, trincheiras e terceiras faixas, além de rodovias que só existiam no papel. Esses projetos foram ficando prontos e agora estamos liberando recursos para executá-los”, explicou.