Com uma adesão muito abaixo da esperada, o Ministério da Saúde vai estender a campanha de vacinação contra sarampo e influenza por mais 20 dias.
A campanha nacional contra sarampo e influenza começou em abril, com grupos prioritários. Mas, até agora, a adesão foi muito baixa. Contra o sarampo, apenas 31,3% dos quase 13 milhões de crianças de 6 meses a 5 anos que deveriam ser imunizadas.
Contra influenza, que inclui crianças e adultos, a adesão foi de pouco mais de 34,8% – dos quase 80 milhões de pessoas esperadas.
Segundo especialistas, o objetivo da vacinação contra o sarampo é proteger as crianças de uma doença que já estava controlada no país, mas vem provocando surtos. A imunização contra o vírus da influenza é especialmente importante nesta época de frio. E isso tudo evita complicações e pressão sobre o sistema de saúde.
Mas, a baixa cobertura vacinal levou o Ministério da Saúde a prorrogar a campanha que terminaria nesta sexta-feira (3) para até o dia 24 de junho.
A vacina do sarampo: a prioridade é para crianças de 6 meses a 5 anos de idade; trabalhadores de saúde e adultos que nunca se vacinaram contra a doença.
A da gripe para crianças de 6 meses a 5 anos; idosos com mais de 60 anos; grávidas ou as que acabaram de ter filho; professores; pessoas com comorbidade ou deficiência permanente, entre outros. A partir de 25 de junho, a vacina da gripe estará disponível para toda a população a partir de 6 meses de idade.
Nesta quinta-feira (2), o Ministério da Saúde também autorizou a aplicação da quarta dose da vacina contra a Covid para pessoas a partir dos 50 anos. Até agora, a segunda dose de reforço era liberada apenas para adultos com mais de 60 anos ou pessoas imunossuprimidas. Estados e municípios deverão anunciar o calendário de vacinação de acordo com os estoques.
A Secretaria Municipal de Saúde de São Mateus do Sul, está vacinando nesta sexta-feira (3), os seguintes públicos – das 8h às 17h:
📍Centro de Saúde.
📍ESF Palmeirinha.
📍ESF Bom Jesus.
📍ESF Lageado.
📍UBS Morão.
GRUPOS PRIORITÁRIOS:
👶🏼👧🏻 crianças de 6 meses a menores de 5 anos.
👨🏻🦳👩🏻🦳 idosos com 60 anos e mais.
👩🏻⚕️👨🔬 trabalhadores da saúde.
🫄🏻🤱🏼 gestantes e puérperas.
🧑🦰👨🏻pessoas com comorbidades e portadoras de necessidades especiais.
👩🏻🏫👨🏫professores.
👨🏻✈️🧑🏼✈️força,segurança e salvamento.
🚚🚌camioneiros e motoristas de transporte coletivo.
👧🏻👱🏼♀️crianças e adolescentes em medidas sócio educativas.
✅Levar carterinha de vacinação e CPF ou Cartão Nacional do SUS.