Ação aconteceu ordeiramente e reuniu dezenas de empresários e colaboradores
Empresários são-mateuenses promoveram na manhã desta quinta-feira (4) manifestação contra o Governo do Estado, que lançou o Decreto nº 6.294, na sexta-feira (26 de fevereiro) como medida emergencial em combate a disseminação do Coronavírus no Paraná e proibiu várias atividades, tidas como não fundamentais.
Mais de 100 empresários e colaboradores se reuniram na Praça do Terminal Rodoviário Guilherme Kantor, trajando roupas pretas em sinal de luto e carregando mensagens de repúdio ao Decreto Estadual e a ação do Governo.
Os manifestantes, em silêncio, percorreram a Avenida Ozy Mendonça de Lima em direção à Prefeitura Municipal, onde ocuparam todo o trecho entre as ruas Dom Pedro II e 21 de Setembro, respeitando o distanciamento entre os participantes.
Segundo os participantes, a manifestação foi tida como um Movimento Livre, ou seja, não contou com o apoio das entidades representativas de classe: CDL, ACIASMS, CODESAMAS, IG-Mathe.
A Porta Voz do movimento, Ingrid Ulbrich, enalteceu a organização pacífica e ordeira manifestação e esclareceu os motivos que levaram empresários a promover a Passeata Reivindicatória. Acesse o link da entrevista, realizada ao vivo, na manhã de hoje:
Já em frente ao Paço Municipal, manifestantes fizeram uma oração e alguns minutos de silêncio, sendo acalentados pela chuva que começará naquele instante. Logo após, a Prefeita, Fernanda Garcia Sardanha conversou com a imprensa local e manifestou apoio aos comerciantes, enaltecendo reunião realizada na terça-feira com os empresários e reunião on-line no mesmo dia, junto a representantes comerciais e políticos da Associação dos Municípios Sul Paranaenses (AMSULPAR).