A Secretaria de Estado da Saúde (SESA) informou que os municípios do Paraná já aplicaram 2.057.050 vacinas contra a gripe, atingindo 44,7% da população alvo estimada pelo Ministério da Saúde, de 4.479.320 paranaenses. A campanha de vacinação contra a doença começou no dia 12 de abril e deve seguir até 9 de julho.
A SESA orientou, na última semana, a abertura da vacinação contra a gripe para toda a população acima de seis meses de idade. O Ministério da Saúde destinou quase 4 milhões de vacinas para o Estado e deve enviar mais um quantitativo nos próximos dias.
No último sábado (3), o Ministério da Saúde informou que a vacinação contra a influenza, foi aberta para toda a população do país. Até aqui, a campanha estava focada nos grupos prioritários, que incluem pessoas com mais de 60 anos ou com menos de 6, gestantes e pessoas com comorbidades, entre outros.
O Ministério da Saúde e especialistas reforçam a importância de se proteger contra a gripe, que é mais comum no inverno, e, em especial, em meio à Pandemia de Coronavírus, para evitar que mais casos graves de doenças respiratórias ocupem os leitos dos hospitais.
É necessário dar um intervalo mínimo de 14 dias entre a dose da vacina da Covid-19 e a da influenza. Como as duas campanhas estão ocorrendo ao mesmo tempo, a orientação do Ministério da Saúde é que, nos grupos prioritários, a dose contra a Covid-19 seja feita antes.
Para a campanha da vacinação contra a gripe deste ano, foram disponibilizadas 80 milhões de doses, produzidas pelo Instituto Butantan. Até agora, 34,2 milhões de pessoas se imunizaram, o que representa cerca de 42% dos grupos prioritários.
Em São Mateus do Sul, segundo a equipe de vacinação, restam cerca de 1.000 doses e o município aguarda a possível chegada de mais vacinas no decorrer dos próximos dias.
Locais de Vacinação em São Mateus do Sul
- Centro de Saúde;
- Ambulatório Médico;
- Estratégia Saúde da Família (ESF):
– Palmeirinha.
– Bom Jesus.
– Americana.
– Amaral.
– Fluviópolis.
– Rosas.