Na última semana, o Portal Ourovivo promoveu uma enquete em sua página do Facebook, instigando os leitores a opinar sobre a utilização da principal rotatória em São Mateus do Sul, localizada entre as ruas Ulisses Faria e a Avenida Ozy Mendonça de Lima.
Centenas de são-mateuenses participaram da interação, votando e dando suas opiniões – sobre a utilização correta de uma rotatória.
A equipe do Portal Ourovivo conversou com Luiza Silvete Carneiro de Campos, que atuou durante 19 anos como Instrutora de Auto Escola em São Mateus do Sul, buscando esclarecer a situação com quem realmente entende do assunto e ela enfatiza, “as rotatórias funcionam da seguinte forma – tem a preferência quem já está próximo a ela ou quem chegou primeiro. Lembrando que devemos sempre parar antes da Faixa de Pedestres, pois os pedestres sempre terão preferencia.”
Conforme o Manual de Medidas Moderadoras do Tráfego, rotatória é considerada uma interseção em círculo e seu projeto de construção pode variar desde uma forma simples até uma forma mais elaborada, e ainda pode conter jardins, flores, fontes, estátuas e esculturas no centro da mesma – como é o caso das duas rotatórias em São Mateus do Sul.
O objetivo de uma rotatória é limitar a velocidade e organizar os fluxos de tráfego, reduzindo conflitos, acidentes e melhorando a fluidez entre veículos que por ela transitam. A inserção de uma rotatória numa via traz fatores positivos e negativos, tanto para os veículos quanto para os pedestres.
Fatores positivos: permitem todos os movimentos de conversão; e quando bem projetadas, reduzem a velocidade e alertam os motoristas. Já os fatores negativos são: podem causar desconforto para passageiros de transportes coletivos e podem ser inseguras e/ou inconvenientes para pedestres pela dificuldade de travessia.
Segundo estabelecido pelo Código de Trânsito Brasileiro (CTB) (2008, p. 24), Artigo 29, Inciso III:
Quando veículos, transitando por fluxos que se cruzem, se aproximarem de local não sinalizado, terá preferência de passagem:
a) no caso de apenas um fluxo ser proveniente de rodovia, aquele que estiver circulando por ela;
b) no caso de rotatória, aquele que estiver circulando por ela;
c) nos demais casos, o que vier pela direita do condutor.
Embora o CTB determine a regra acima citada para rotatórias em vias urbanas, nem sempre os centros urbanos cumprem com as regras impostas. Com isso, mais acidentes e infrações acontecem, e consequentemente o índice de acidentes com veículos acaba sendo elevado.