Com série de medidas mais rigorosas, feirantes realizaram a tradicional feira na rua Dom Pedro II
A Feira do Produtor retomou as atividades neste sábado (6) após consenso entre coordenadores da feira e a Secretaria Municipal de Saúde, a enquadrando dentro das Atividades Essenciais de acordo com o Decreto Estadual nº 6.983/2021.
A retomada das atividades contou com uma série de restrições e especificações de segurança, visando a não aglomeração de pessoas e a disseminação do Covid-19, em alta em São Mateus do Sul e região.
Dentre as medidas exigidas pela Equipe de Vigilância em Saúde, destacam-se:
Apenas foram liberadas, aquelas atividades que comercializam alimentos frutas, verduras, legumes, pastéis, massas, sucos. Ficando vetado o consumo no local e a venda de bebidas alcoólicas.
Todas as barracas – cerca de 12 que atuaram neste sábado – receberam maior espaçamento entre uma e outra – aumentando o distanciamento entre a comercialização.
O espaço da feira foi totalmente isolado e a única entrada e saída, aconteceu através do acesso via a rua Barão do Rio Branco – onde apenas 20 pessoas podiam transitar pelo espaço destinado à comercialização – e todas, orientadas na entrada pela equipe de segurança, contratada exclusivamente para atender ao quesito do controle de pessoal.
As escadarias do antigo fórum e o acesso à Praça do Carvalho também foram isolados e mesmo aqueles frequentadores que habitualmente gostavam de jogar cartaz, foram proibidos de prover a atividade – tendo em vista a proibição do consumo de alimentos no local e a aglomeração de pessoas.
Toda a comunidade que prestigiou as atividades da Feira do Produtor foi orientada a utilizar adequadamente da máscara, higienizar as mãos e cooperar com o distanciamento entre os presentes.
A equipe da Vigilância Sanitária esteve presente e prestou vários esclarecimentos aos feirantes, além de verificar se todas as medidas combinadas estavam sendo respeitadas. Segundo a equipe, tudo estava sob controle e elogiaram a atuação dos feirantes.
O Coordenador Geral da Feira do Produtor, Vilson Macuco, enalteceu o empenho dos colegas participantes em organizar toda a infraestrutura do espaço e lembrou que ao longo dos 35 anos de realização da atividade, sempre pode contar com o apoio da comunidade e enfatizou que todos os cuidados serão mantidos para a continuidade dos trabalhos da feira.
Segundo o controle de frequência dos feirantes, cerca de 524 pessoas passaram pela feira entre as 7h e 12h, neste sábado.