O Centro de Referência da Assistência Social (CRAS) de São Mateus do Sul, está em novo endereço – rua Paulino Vaz da Silva n° 197 – esquina com a rua Manoel Furtado Neves (na antiga Escola Sementinha).
Segundo a Secretaria, a mudança já vinha sendo planejada desde o final de 2020 e posta em prática nesta semana, com o objetivo de oferecer um espaço melhor, maior e mais estruturado ao atendimento dos cidadãos que diariamente procuram pelos serviços.
A Secretária Municipal de Assistência Social, Daiane Metka Ribeiro, enfatizou que o novo espaço estruturará de melhor os serviços e o atendimento, num espaço mais adequado aos cidadãos.
Hoje, devido a Pandemia os atendimentos vêm sendo agendados através dos seguintes telefones: (42) 3912-7085 e (42) 3912-7086
Centro de Referência de Assistência Social
Desenvolve serviços continuados de Proteção Social Básica com prevenção de situação de risco por meio do desenvolvimento de potencialidades e aquisição e fortalecimento de vínculos familiares e comunitários, visando sempre contribuir na melhoria da sua qualidade de vida do cidadão, fortalecer os vínculos familiares e comunitários, promover o acesso aos direitos básicos, garantir a proteção social aos cidadãos, ou seja, apoio a indivíduos, famílias e à comunidade no enfrentamento de suas dificuldades, em situações de vulnerabilidade social decorrente da pobreza, por meio de benefícios, serviços, programas e projetos.
– Serviço de Proteção e Atendimento Integral à Família- PAIF: a oferta ocorre com grupos de pessoas, com mesma caracterização, ou com atendimento à família, com acompanhamentos e possíveis encaminhamentos a demais serviços necessários.
- BPC – Idosos: O grupo atende idosos acima de 65 anos que são beneficiados pelo BPC, os encontros são realizados mensalmente no CRAS. Há também reuniões em localidades específicas entre 30 a 80 usuários, realizado pelo grupo de 3º Idade. O contato entre os usuários devido a pandemia, está sendo mantido através de grupos do WhatsApp e desta forma são encaminhadas as atividades e informações.
– Programa Leite do bebê de 0 à 6 meses: O grupo atende famílias de baixa renda com crianças de 0 à 6 meses que utilizam o leite para alimentar as crianças, comprovado através atestado médico e após avaliação da Assistente Social. Normalmente os encontros são realizados mensalmente no CRAS, entretanto, devido a pandemia está sendo realizado apenas a entrega do leite às mães.
– Programa Família Paranaense: é destinado às famílias cadastradas, residentes no Estado do Paraná que se encontram em situação de alta vulnerabilidade social, durante dois anos, elas são atendidas por uma rede integrada de proteção, principalmente nas áreas da assistência social, saúde, educação, habitação, agricultura e trabalho. O foco do programa é promover a potencialização da autonomia nas famílias.
– Serviços de Convivência e Fortalecimento de Vínculos: serviços ofertados em grupos através do Centro da Juventude, média de 1000 jovens de 12 a 18 anos; Centro de Aconchego Social- CEAS, cerca de 120 crianças de 06 a 12 anos; Portal do Saber, cerca de 60 crianças de 06 a 12 anos; entre outros serviços caracterizados como OSC, dentro das especificidades, através de termo de fomento, como por exemplo, Lar São Mateus e Adolescentro.
– Serviço de Proteção Social básica no domicílio para pessoas com deficiência e idosas: este serviço está sendo planejado para sua execução, conforme segue caderno de orientações, e demais cuidados de saúde diante do quadro da pandemia. Esta ação tem por finalidade prevenir rompimentos de vínculos, garantir direitos, efetivar a inclusão social, entre outras ações necessárias para a autonomia e acesso a oportunidades.
– Programas de Geração de Trabalho, emprego e renda: acompanhamento dos clube de mães, cooperativas ( COSAMAR), parcerias para ofertas de cursos, oficinas de aprendizagem, e trocas de conhecimentos. A Lei nº 2756/2017, que Cria o programa de Geração Trabalho e Renda para mulheres, amplia o contexto de oferta deste serviço, que vem recebendo atenção das equipes da proteção Social básica.
– Cadastro único: sistema de coleta de dados, com objetivo de identificar famílias em situação de vulnerabilidade e risco social, em situação de pobreza ou extrema pobreza.
O CAD. ÚNICO possibilita as famílias o acesso a demais programas de governo federal e estadual (Programa Bolsa Família, Programa Família Paranaense, Programas Habitacionais, etc). Com base nesse cadastro também podemos analisar o contexto municipal, e planejar ações por demanda de território.
– Equipe volante: atendimento as comunidades rurais, caracteriza-se pela oferta de serviços do CRAS, de forma descentralizada, facilitando o acesso das famílias. Desenvolve ações com grupos, visitas domiciliares, encaminhamentos as demais políticas públicas.
– Atendimentos com equipe técnica: assistentes sociais realizam os atendimentos individuais, em atenção à família, para orientação, planejamento familiar, concessão de benefícios eventuais, ou encaminhamentos a rede de proteção de proteção. Destacamos ainda que há grande necessidade de os profissionais realizarem os atendimentos mantendo sempre total sigilo e privacidade.
- Benefícios eventuais: são provisões suplementares e provisórias prestadas aos indivíduos e as famílias em virtude de: nascimento, morte, situação de vulnerabilidade temporária e de calamidade pública. Concedidos aos indivíduos ou famílias com renda per capita inferior a ¼ do salário mínimo, cuja situação de vulnerabilidade possa tornar-se ainda mais fragilizada. Conforme Lei , a qual está em processo de estudo para readequação/ alteração.
– Benefício de Prestação Continuada da Assistência Social (BPC): é um benefício individual, não vitalício e intransferível, à pessoa idosa, com 65 anos ou mais, e à pessoa com deficiência de qualquer idade, que comprovem não possuir meios de se sustentar ou de ser sustentado pela família.