A data serve para conscientizar a população mundial sobre os cuidados de prevenção da 2º doença que mais mata em todo o mundo. Atualmente 7,6 milhões de pessoas no planeta morrem em decorrência da doença a cada ano, segundo o IBGE.
Estima-se que 1,5 milhão de mortes anuais poderiam ser evitadas se fossem tomadas medidas adequadas.
A União Internacional para o controle do Câncer (UICC), promove a campanha #IAmAndIWill (#EuSoueEuVou) com o objetivo de aumentar a exposição e o engajamento social em torno da temática do câncer, incentivando a construção de consciência e de ação globais.
Em homenagem ao dia de hoje, realizamos uma entrevista com senhora Dirce Gonçalves, sua história é pura inspiração de fé e luta
Como descobriu que estava com câncer? E quanto tempo durou seu tratamento?
“No começo de setembro de 2021 comecei ter dores e sangramentos, fui consultar e fiz alguns exames onde o material foi encaminhado para biópsia. Depois de 12 dias o resultado chegou, logo em seguida fui consultar. O médico ao analisar o resultado disse: a senhora está com câncer e é maligno.
Nesse momento eu fiquei sem chão, meu Deus não poderia ser comigo isso. A caminho de casa conversei com Deus sabia que ele iria estar comigo em todo o momento e entendi meu propósito. Testemunhar minha história para as pessoas.
Fui encaminhada para o Hospital Angelina Caron, na quinta-feira da mesma semana, realizei a primeira consulta. Neste mesmo dia já foi agendado a quimioterapia e a radioterapia. No total foram quinze sessões de quimioterapia e 28 de radioterapia.
Dia 27 de Setembro realizei minha primeira sessão de quimioterapia e em seguida a radioterapia. Logo nas primeiras sessões comecei a sentir os efeitos colaterais: enjoo e dores no couro cabeludo. Comecei a usar touca descartável, no final do dia a touca estava cheia de cabelo que havia caído da minha cabeça.
Foi então que pedi para meu marido cortar meu cabelo e ele cortou. Combinamos de passarmos a máquina para raspar na próxima semana. No momento que iríamos raspar todo o meu cabelo, Deus falou comigo, disse para não fazer isso e que ele estava cuidando do meu cabelo, então falei para meu marido que não iriamos raspar.
Depois desse dia eu não senti dor e meu cabelo não caiu mais nem um fio. Ganhei 10 perucas, mas Deus não permitiu que eu as usasse. Deus deixou comigo a minha peruquinha.
Terminei o tratamento no dia 26 de novembro.
Realizei alguns exames e dia 21 de março tive minha consulta, a médica olhou o resultado de todos os exames e disse: “você está completamente curada“.
Como reagiu aos desafios do tratamento?
“Pensando sempre em Deus, e que ele estava ao meu lado, quando eu sentia as dores, pedia ajuda a ele.
Quando eu estava na quimioterapia, eu sentada vendo as gotas do medicamento, eu só pensava ‘o Senhor é meu refúgio, minha fortaleza, é meu socorro’. Eu não tinha força para orar mas ficava conectada com Deus em pensamento.
A senhora sentiu medo?
“Em nem um momento, não senti nem mesmo medo das agulhas que me picavam todos os dias”
O que vem em sua mente ao lembrar de tudo o que passou?
“Que ficou no passado, aconteceu da maneira que tinha que acontecer mas ficou no passado, irei testemunhar mas não remoo o passado, aprendi com ele.”
Depois de toda sua experiência, qual mensagem você daria para as pessoas?
“Não desanimem, tenham fé e que acima de tudo existe um Deus, um Deus que salva e dá vida a nós. Deus me permitiu aguentar e desde o início eu senti que estava curada. Deus conhece o meu coração e ele estava comigo o tempo todo e está com vocês também.”
Vídeo testemunho da cura do câncer:
A história da senhora Dirce ressalta a importância de um diagnóstico precoce e tratamento imediato para vencer a batalha contra o câncer.