A decisão foi tomada e anunciada na manhã desta sexta-feira (12)
As aulas presenciais da Rede Estadual de Ensino, previstas para serem retomadas na próxima segunda-feira (15) foram suspensas pelo Governo do Estado na manhã desta sexta-feira (12).
De acordo com o Governo Estadual, a decisão da suspensão das atividades presenciais na Rede Estadual levou em consideração o cenário da Pandemia no Paraná.
A Secretaria Estadual de Educação informou ainda, que não há uma nova data prevista para o retorno das atividades e que analisará a evolução diária dos índices de internações, novos casos e transmissão do vírus, para a definição da data de retorno.
O governo informou que, enquanto isso, as aulas vão continuar de forma remota com os encontros virtuais realizados pelos professores no horário combinado. A medida não vale para as escolas privadas, que estão liberadas para oferecer atividades presenciais desde quarta-feira (10).
Na manhã de ontem, quinta-feira (11) o Secretário da Educação e do Esporte do Paraná, Renato Feder, publicou na página oficial da secretaria nas Redes Sociais um vídeo, enaltecendo todas as ações do Governo do Estado e de sua pasta para a retomada das aulas presenciais – na descrição da publicação algumas informações foram apresentadas.
O secretário fala sobre a importância da escola e como as instituições de ensino e profissionais estão preparados para oferecer um ambiente seguro para todos, trazendo ainda, a informação que foram distribuídos para a rede estadual de ensino:
- 2,16 milhões de máscaras.
- 25.167 galões de 5 litros de álcool 70º.
- 21.836 galões de 5 litros de álcool gel 70º.
- 31.749 dispensers.
- 16.343 macacões.
- 37,5 mil notebooks.
- 6.942 termômetros.
A comunidade escolar passou por período de orientações e instrução da correta execução dos protocolos de biossegurança definidos pela Saúde, como forma de preparação para o retorno no modelo híbrido.
- Salas de aula serão limitadas a 30% da capacidade.
- Distanciamento de 1,5m entre os estudantes.
- Uso obrigatório de máscara em todas as dependências da escola.
- Protocolo de aferição de temperatura.
- Controle da movimentação dos estudantes durante intervalos.
- Proibição do compartilhamento de objetos.
Destaca ainda, que o retorno presencial não é obrigatório e que as famílias que desejarem podem continuar com o ensino remoto.