Hoje no TBT do Jornal Aconteceu, onde resgatamos momentos marcantes da nossa história desse saudoso veículo de mídia que informou nossa cidade por tantos anos. Relembraremos uma matéria sobre o historiador e arquivista do Archiwum Akt Nowych, de Varsóvia, Krzysztof Smolana, visitou e conheceu fontes e arquivos da imigração polonesa de São Mateus do Sul.
[MATÉRIA DE 2012 NA ÍNTEGRA]
Na manhã do sábado (11), após cordial recepção à moda polonesa, o historiador e arquivista do Archiwum Akt Nowych, de Varsóvia, Krzysztof Smolana, visitou e conheceu fontes e arquivos da imigração polonesa de São Mateus do Sul.
Em sua chegada à cidade, extremamente esperada, o polonês teve contato com todo o acervo histórico referente à etnia. Acompanhado por representantes das atividades culturais polonesas na cidade, o historiador visitou pela manhã, a Colônia Água Branca e todo seu acervo histórico.
À tarde, o roteiro foi a Casa da Memória e os arquivos da Paróquia São Mateus. De acordo com o presidente da Braspol de São Mateus do Sul, Sandro Zimny, a finalidade da visita decorre de um audacioso projeto de registrar todo material referente à imigração polonesa pelo mundo.
“O Brasil, bem como a significativa presença da imigração em nosso município, terá contribuição para o trabalho do historiador”, acrescenta Sandro. Segundo o próprio historiador, as anotações, os documentos de família, itens de aparente insignificância, são verdadeiras relíquias para o seu trabalho. A Braspol agradece a todas as pessoas que o recepcionaram e disponibilizaram seus documentos de família. “O trabalho apenas se iniciou, então, quem possuir algum arquivo e tiver interesse em colaborar pela causa, poderá digitalizar seus documentos referentes, que serão então encaminhados ao consulado”, frisa Sandro.
[FIM DA MATÉRIA]