A procuradora de Justiça Rosângela Gaspari, tomou posse no cargo nesta segunda-feira (13). Rosângela é a primeira mulher a assumir a Corregedoria-Geral da instituição, no lugar do procurador de Justiça Moacir Gonçalves Nogueira Neto, corregedor-geral entre 2010 e 2013 e entre 2017 e 2021.
A solenidade, presidida pelo procurador-geral de Justiça, Gilberto Giacoia, foi realizada perante o Colégio de Procuradores de Justiça na sede da instituição, em Curitiba.
Após prestarem o compromisso legal, Rosângela Gaspari e Paulo Sergio Markowicz de Lima assinaram os termos de posse para exercício, respectivamente, dos cargos de corregedora-geral e subcorregedor-geral do MPPR.
A nova corregedora-geral postulou o cargo como candidata única e foi eleita em 1º de dezembro com 99 dos 108 votos do Colégio de Procuradores de Justiça. Rosângela Gaspari será a primeira mulher a assumir a Corregedoria-Geral do MPPR.
Carreira
Rosângela Gaspari ingressou no Ministério Público do Paraná em 12 de junho de 1990, iniciando a carreira como promotora substituta em Paranaguá. Depois, como promotora de Justiça titular, passou pelas comarcas de Campina da Lagoa, Mallet, Palmas e Curitiba. Na capital, foi uma das idealizadoras da Promotoria de Investigação Criminal (atualmente Gaeco), no ano de 1994, local em que permaneceu por sete anos.
Atuou no Setor de Recursos Criminais e no Centro de Apoio Operacional das Promotorias de Justiça Criminais, do Júri e de Execuções Penais e, após, integrou a equipe da Corregedoria-Geral. Promovida à procuradora de Justiça, compôs Banca Examinadora do Concurso para Ingresso na Carreira do Ministério Público do Paraná. Desenvolveu, no ano de 2013, projeto que resultou na implantação do Núcleo de Apoio à Vítima de Estupro (Naves), onde permaneceu como coordenadora, cumulativamente com as atribuições junto à 4ª Procuradoria de Justiça Criminal, até a data de 24 de outubro.
FONTE: Ministério Público do Paraná.