“Todo poder lhe foi dado no céu e na terra” (Mt 21, 23-27)
O Senhor está perto. Nossos olhos se voltam para Belém. Aguardamos o Natal de Nosso Senhor Jesus Cristo. Segundo as profecias, ele será grande, será firme, é o Filho do Deus Altíssimo. Ele entra em nossa história como frágil criança, vai crescendo, inicia o seu ministério público com sabedoria e com a força do Espírito.
Jesus expulsou os vendedores do templo. Com todo o direito, sacerdotes e anciãos perguntaram com que autoridade ele havia feito isso. Ele respondeu com outra pergunta, a respeito do batismo de João. Eles não deram resposta, e Jesus encerrou o assunto, demonstrando firmeza: “Também não digo com que autoridade faço o que fiz”.
Assunto encerrado. Os homens do templo não enxergavam o que lá acontecia. Foi preciso que Jesus tomasse providência para que a casa de oração não se tornasse covil de ladrões. Possamos também nós ver com coragem o que precisa ser mudado em nossa vida pessoal, em nossa casa, na sociedade, na paróquia, na Igreja e, com a sabedoria e a firmeza de Jesus, fazer a nossa parte. Santa Luzia ajuda a gente a enxergar.