A Companhia Paranaense de Energia (Copel) começa nesta segunda-feira (14) uma nova etapa de um programa que incentiva a troca de eletrodomésticos concedendo desconto na compra de novos aparelhos. O projeto começou em fevereiro, com a troca de geladeiras.
Nesta etapa, serão vendidos 4 mil geladeiras, 1 mil freezers e 1 mil aparelhos de ar-condicionado. O desconto é de aproximadamente 40%. O objetivo da campanha é reduzir o consumo de energia elétrica.
Para participar do programa, o consumidor precisa entregar o eletrodoméstico antigo assim que receber o novo aparelho. Além disso, é necessário entregar sete lâmpadas incandescentes ou fluorescentes em funcionamento, que serão substituídas por luminárias de LED.
Veja a seguir outras regras para participar do programa:
- Ser cliente da Copel e estar em dia com as faturas de energia elétrica;
- O comprador precisa ser o titular da unidade consumidora;
- Apresentar documentos como RG, CPF e conta de luz;
- Possuir um eletrodoméstico similar com pelo menos 5 anos de uso para a troca.
Cada pessoa só é autorizada a comprar um eletrodoméstico em até duas categorias diferentes. No caso do ar-condicionado, a Copel está recebendo apenas aparelhos de janela.
A venda dos produtos está sendo feita pela Rede Colombo, pela internet, ou por meio do telefone 0800 642 4242. Há limite de estoque, e as entregas são feitas em até 90 dias após a compra.
Ao todo, a Copel espera substituir 23 mil eletrodomésticos até o fim do programa. Mais de 12 mil trocas já foram feitas.
A companhia informou que os aparelhos recolhidos são descartados de forma ambientalmente correta, com reaproveitamento de resíduos.
Projeto Trocou, economizou
O Projeto Trocou, Economizou é um incentivo ao uso eficiente da energia elétrica. Clientes da Copel podem substituir refrigerador, freezer, ar-condicionado e lâmpadas com mais de cinco anos de uso por produtos com menor consumo de energia e certificados pelo Selo Procel ou Inmetro.
Funciona assim: o consumidor disponibiliza seu eletrodoméstico usado para a troca e recebe um bônus na compra do novo, que pode variar de 42% até 49% do valor total.
Cada cliente que aderir deverá realizar também a troca de sete lâmpadas incandescentes ou fluorescentes pela mesma quantidade de outras lâmpadas, de melhor rendimento energético.
Esta ação faz parte do Programa de Eficiência Energética da Copel, regulado pela Agência Nacional de Energia Elétrica (ANEEL).
FONTE: G1 PARANÁ