A expectativa do Secretário Estadual da Saúde do Paraná, Beto Preto, é que o estado receba um novo lote com cerca de 200 mil doses de vacina contra a Covid-19 até sexta-feira (16).
“Nós estamos no radar da chegada de cerca de pouco mais de 200 mil doses. Ainda não veio o [comunicado] oficial, mas nós trabalhamos com a hipótese da chegada entre hoje e o começo de sexta-feira”, afirmou o secretário na manhã desta quarta-feira (14).
O secretário afirmou que, assim que as doses chegarem, os imunizantes serão distribuídos para os municípios retomarem a vacinação. De acordo com Beto Preto, segundo o planejamento do Ministério da Saúde, a expectativa é que, até o final de julho, cerca de 1,2 milhão de doses cheguem ao estado.
“Em julho já recebemos quase 800 mil doses. Se nos fizermos as contas, o ministério vai disponibilizar 41 milhões em todo o Brasil. Teremos direito a 5% disso, que são 2 milhões de doses. Temos mais 17 dias no mês e temos que receber em torno 1,2 milhão ainda”, disse Preto.
Segundo o secretário, mesmo com a interrupção da vacinação em várias cidades por falta de doses, a previsão de imunizar 80% da população acima de 18 anos até o final de agosto está mantida.
De acordo com ele, o plano já previa a possibilidade de algumas interrupções causadas pela “desabastecimentos pontuais”.
Vacinação de adolescentes
Beto Preto disse que não há definição sobre a inclusão de menores de 18 anos no plano de imunização no estado. “Nós estamos esperando um posicionamento oficial”, afirmou.
De acordo com o secretário, por enquanto, a orientação é seguir o Plano Nacional de Imunização, que não prevê a vacinação de pessoas menores de 18 anos.
Em São Paulo, o Governo do Estado divulgou que adolescentes entre 12 e 17 anos serão imunizados a partir de 23 de agosto e no Maranhão, foi aberto cadastro para a mesma faixa etária.
Vacinação no Paraná
De acordo com a Secretaria Estadual da Saúde (Sesa), 4.923.766 pessoas receberam a primeira dose no Paraná até terça-feira (13). 1.630.574 receberam as duas doses da vacina, segundo a secretaria.
FONTE: G1 PARANÁ.