Na última terça-feira (12), a Unidade Sentinela de atendimento especializado da Covid-19 em São Mateus do Sul, que vinha atendendo nas instalações do Centro Municipal da Juventude Laurival K. Mayer (CEJU) encerrou suas atividades.
A unidade vinha atendendo os casos leves, moderados e graves dos são-mateuenses contaminados pelo Coronavírus, assim como os casos suspeitos que procuravam por atendimento. Inaugurada no mês de junho, o espaço contava com 12 leitos, consultório médico, sala de enfermagem, sala de coordenação e espaço para isolamento das pessoas suspeitas separado das já positivadas.
Segundo a Secretaria Municipal de Saúde, a ação se deve a diminuição da demanda pela procura e a baixa dos casos de infecção. A média de pacientes que vinha procurando por atendimento, segundo informações da análise da secretaria, era de cerca de 15 pessoas por dia.
A partir desta quarta-feira (13) os pacientes com síndromes gripais e ou respiratórias, com suspeita da Covid-19 devem procurar pelas Unidades Básicas de Saúde (UBS) – aqueles que se enquadram como quadros leves. Os casos moderados e graves serão atendidos na estrutura ao lado do Pronto Atendimento Municipal (P.A).
A Secretária Municipal de Saúde, Daiane Metka Ribeiro enfatizou que a tomada de decisão da secretaria foi pautada na analise técnica junto aos profissionais da saúde e que as unidades de saúde estão preparadas para receber a comunidade, “as unidades de saúde estão organizando seus fluxos de trabalho/atendimento para não haver aglomerações junto aos demais pacientes que buscam atendimento nas UBS”.
A unidade ao lado do P.A também atenderá os casos onde a UBS não seja referência, bem como o público que reside no centro, Vila Pinheirinho, Vila Faty, Usina Velha e demais comunidades que não disponham de atendimento.
Os atendimentos dos casos moderados e graves, após às 17h e aos finais de semana, serão concentrados no P.A.
“Somos um dos únicos municípios que ainda mantinham uma Unidade Especial de atendimento aos casos de Covid-19, agora vamos descentralizar o atendimento para que fique mais fácil para a população ter acesso”, menciona Daiane que complementa, “aos poucos, o atendimento da Covid-19 fará parte da nossa rotina”.