Segurança Pública: Rede de Vizinhos Protegidos é tema de reunião com autoridades de São Mateus do Sul nesta quinta-feira (15)

Data:

Compartilhe a notícia:

Segurança Pública é uma discussão que está em alta no Brasil e muitas medidas têm sido estabelecidas para que os índices de criminalidade e de violência sejam reduzidos.

Na manhã desta quinta-feira (15) o Conselho Comunitário de Segurança (CONSEG) promoveu, em parceria com as entidades representativas do Município, reunião junto à representantes de bairros e comunidades de São Mateus do Sul visando a implementação da Rede de Vizinhos Protegidos.

Estiveram presentes na reunião, representantes do Poder Público Municipal, da Associação Comercial, Industrial e Agropecuária (ACIASMS), Polícia Militar, Polícia Civil, da Câmara Municipal de Vereadores e moradores da Vila Amaral, Vila Faty, Vila Verde, Tamareiras, Colônia Iguaçu, Dois Irmãos e Tijuco Preto.

Uma dessas medidas de segurança mais conhecidas, é a Rede de Vizinhos Protegidos – que se baseia na união de esforços entre moradores de cada bairro ou localidade, podendo reduzir os níveis de criminalidade de forma surpreendente, o que já vem acontecendo em São Mateus do Sul. Cada um faz sua parte cuidando de si e do próximo e, dessa forma, em conjunto com a Polícia Militar, evitam-se roubos, furtos e até crimes mais graves.

Essa iniciativa consiste no monitoramento daquela redondeza, comunicando aos demais e à Polícia qualquer suspeita, por meio, principalmente de grupos de WhatsApp.

Em São Mateus do Sul, os moradores da Vila Amaral, já adotaram a prática da utilização de uma Placa Indicativa de que aquela residência está sob a vigilância dos vizinhos – cerca de 250 placas já foram confeccionadas e já estão distribuídas na comunidade.

O Delegado Michel Leite Pereira da Silva, enfatizou que a ideia é fundamental para a colaboração do serviços prestados da Polícia Militar e Civil e que já vem apresentando resultados em nosso município – deu exemplos também, de outras comunidade que adotaram a pratica e fora efetivos no objetivo.

Essa atividade tem alcançado sucesso em várias cidades brasileiras, reduzindo muito a criminalidade nas localidades em que é implantada. A atitude tem tornado a população mais atenta a sinais suspeitos e garantido um maior diálogo entre a comunidade e os órgãos de segurança pública.

O Comandante da 3ª Companhia da Polícia Militar, Tenente Henrique Pilz Tschoeke enalteceu que a onda de crimes patrimoniais, principalmente aqueles sem o uso de violência, considerados furtos vêm diminuindo em relação ao mesmo período do ano passado e esclareceu o empenho de suas equipes no patrulhamento das vias públicas e ainda, comentou sobre o retorno das atividades da Patrulha Rural

Os representantes de cada uma das comunidades presentes, apesar da baixa participação, destacaram alguns pontos cruciais para a melhoria da Segurança Pública do Município e dos bairros, elencando alguns fatores que devem ser levados em consideração pelas autoridades:

Iluminação Pública – um dos principais fatores que não colaboram com a inibição da criminalidade, é a ausência da iluminação pública em vários pontos da cidade – favorecendo assim a ação dos marginais, na sua grande maioria, usuários de drogas.

Limpeza dos Terrenos Baldios – vários lotes espalhados nos bairros vêm servindo de refúgio para os criminosos, que ao perceberem a presença da Polícia Militar, se escondem ou escondem os itens de suas ações no mato que toma conta destes locais, que além de sujos, não são fechados – muitos, dando acesso às residências.

O Secretário de Indústria e Comércio, Carlos Roberto Chaves enfatizou que a Prefeitura Municipal continua agilizando o processo de Reestruturação do Sistema de Monitoramento da cidade – desativado há anos e pouco utilizado desde sua aquisição, instalação e operacionalização. Destacou também, que junto às autoridades de segurança, verificarão os principais pontos para monitoramento na cidade e maneiras de otimizar o funcionamento.

A Presidente do CONSEG, Micheli Toporowicz, elaborará solicitação à Prefeitura Municipal para elaboração e produção das placas padronizadas, bem como, os vereadores presentes – analisarem a possibilidade de efetivação da ação através de Lei Municipal.

Alexandre Muller
Alexandre Mullerhttps://ourovivo.com.br
Comunicador são-mateuense, especialista em eventos e atividades sociais. Apaixonado por São Mateus do Sul e seus tesouros.
Anúncio
Anúncio

Notícias relacionadas

São-mateuense é uma das ganhadoras do 4º prêmio da Hiper Sorte

A são-mateuense Maria Ivete Przyvitowski Wenglarek, moradora da Colônia Iguaçu foi uma das ganhadoras do 4º prêmio da...

Utilidade Pública: Edital de Notificação – Serviço de Registro de Imóveis

O Serviço de Registro de Imóveis da Comarca de São Mateus do Sul faz saber que, em virtude...

Utilidade Pública: Edital de Notificação – Serviço de Registro de Imóveis

O Serviço de Registro de Imóveis da Comarca de São Mateus do Sul faz saber que, em virtude...

Utilidade Pública: Edital de Notificação – Serviço de Registro de Imóveis

O Serviço de Registro de Imóveis da Comarca de São Mateus do Sul faz saber que, em virtude...