Um dos campeonatos mais peculiares do mundo tem sua sede precursora, em Sonkajärvi, na Finlândia.
O campeonato de carregamento de esposas desafia os homens a enfrentar uma pista de obstáculos, no menor tempo possível, com as mulheres às costas.
No final, o casal vencedor recebe como prémio o equivalente ao peso da esposa em cerveja, entre outras pequenas recordações.
As regras do Carregamento de Esposas são simples: a mulher precisa ter no mínimo 17 anos e pesar ao menos 49 kg, e apesar do que o nome sugere, as duplas não precisam ser necessariamente casadas, “roubar a esposa de um vizinho” é uma sugestão dos organizadores.
O percurso da corrida tem 253,5 metros, e possui obstáculos como uma piscina com água e barreiras. A premiação para o casal vencedor também é bastante inovadora. O homem que carregar sua esposa no menor tempo leva o equivalente ao peso da mulher em cerveja .
Esta competição está a espalhar-se pelo mundo. A Austrália, a Índia, a Alemanha, o Reino Unido, os EUA e Hong Kong já têm as suas próprias edições.
O Carregamento de Esposas tem uma origem não tão divertida e inspirada na lenda finlandesa “Ronkainen the Robber”, sobre uma gangue do século 19 que saqueava aldeias e roubava suas mulheres. O tamanho do circuito seria a distância necessária para que os ladrões não fossem alcançados na fuga.
FONTE: IG SPORT/G1