Hospitais das principais cidades da região noroeste atingiram 100% de ocupação dos leitos de UTI Covid na sexta-feira (14), de acordo com dados da Secretaria Estadual da Saúde (Sesa).
Todos os 64 leitos de UTI dos Hospitais Uopeccan e Cemil, em Umuarama, Fhundospar, em Cianorte e da Santa Casa de Paranavaí estão com pacientes tratando a Covid-19.
Levando em conta toda a macrorregião noroeste, a ocupação é de 96%. São 257 leitos de UTI ocupados e 13 livres.
Nos leitos de enfermaria, são 347 vagas ocupadas e 78 livres, o que representa uma ocupação de 82%.
Além disso, 109 pessoas aguardam vaga em um leito hospitalar na região, segundo o boletim da Sesa. São 48 pacientes na fila por um leito de UTI e 61 aguardando por uma vaga em enfermaria.
Desabafo
O cenário de pressão na rede de saúde preocupa. Em uma postagem feita na madrugada deste sábado (15) que repercutiu nas redes sociais, um médico do Samu de Paranavaí desabafou sobre a situação.
“Para você que está aí fazendo m… a uma hora dessas: saímos da base às 19h30 e chegamos agora 1h30. 6 horas paramentado, sem poder tomar água, com fome, sem mijar… Tudo isso na tentativa de mudar alguma coisa. Atendemos pacientes de 40, 55 e 25 anos, todos em estado gravíssimo“, escreveu Henrique Prince Martins.
“Lutamos contra a falta de recursos fazendo as manobras mais absurdas para dar suporte a todos. Estamos trabalhando 84 horas e folgando 12 para ajudar o mundo. Pare e pense em seus atos! Amanhã este paciente grave vai ser você!”, alerta o médico.
Após o pico da pandemia em março, a região noroeste viu uma queda no número de casos em abril, mas volta a registrar aceleração no número de novas infecções no início de maio.
De acordo com a Sesa, o número de novos casos na primeira semana de maio foi 58% maior do que na quinzena anterior.
A medida foi tomada para que o governo possa avaliar o andamento da situação epidemiológica e decidir se endurece as medidas na segunda-feira (17).
FONTE: G1 Paraná.