A obra iniciada nesta semana segue acelerada para os atendimentos serem ampliados no Município
A Unidade Sentinela que tem por objetivo atender aos pacientes afetados pela Covid-19 em São Mateus do Sul, vem passando por ampla reforma que visa a ampliação do espaço para melhoramento do atendimentos às pessoas acometidas pela Pandemia.
A unidade, construída em poucas semanas pela Prefeitura Municipal, ao lado do Pronto Atendimento Municipal (P.A), iniciou os trabalhos no segundo semestre de 2020, como estratégia para o atendimento especializado ao Coronavírus.
Na última semana, a Secretaria Municipal de Saúde, após o Município ter elevado drasticamente o número de casos, principalmente de pacientes que necessitam de atendimento mais especifico, tomou a decisão em ampliar a unidade com a construção de uma nova ala.
A Unidade de Industrialização do Xisto – Petrobras SIX, novamente apoiou a causa e cedeu um novo bloco de contêiner para a utilização no espaço, o qual já está em obras de adaptação e possivelmente até o final, ainda desta semana, entrará em operacionalização, segundo a Secretária Municipal de Saúde, Marly Terezinha Perrelli.
A Secretária, enfatizou que a ampliação objetiva dar melhor atendimento às pessoas acometidas pela Covid-19, pois nos últimos dias aconteceu um grande acúmulo de pacientes com sintomas avançados. A obra dividirá o atendimento em duas frentes:
A primeira será especificamente para prover a triagem de todos as pessoas que procurarem pelos serviços, verificando sintomas e posteriormente encaminhando para atendimento especializado da equipe, realizando exames e prestando orientações gerais.
A outra ala, será destinada aos pacientes com Sintomas Leves e Moderados – com a criação de 3 leitos de enfermaria no espaço, objetivando estabilizar os casos e aguardar pela hospitalização dos mesmos, ou ainda, transferi-los para espaço isolado criado anexo ao Pronto Atendimento, que já possui estrutura adaptada com 2 leitos com respiradores.
Marly enfatiza, que o espaço no P.A é provisório e está totalmente isolado do atendimento da unidade, que mantém normalmente suas atividades.
E se isso piorar? A Secretária traz à tona, uma indagação que ela recebe diariamente por várias pessoas. “Se a situação se agravar em nosso Município, o que de fato é uma constante e possível realidade, temos vários ‘Planos B’ , e um deles é fazer das Unidades Básicas de Saúde, espaços adequados para o atendimento preliminar dos pacientes – seguindo nosso planejamento já estipulado pelas equipes de saúde. Nosso maior temor e realidade que já vem nos afligindo, é que esses pacientes não consigam Leitos em Unidades de Tratamento Intensivo (UTIs).”
De acordo com a Secretária, haverá também uma intensificação no atendimento e acompanhamento das pessoas afetadas, com a participação dos Profissionais da Saúde das Unidades Básicas nas comunidades, que semanalmente, seguindo o planejamento estruturado da secretaria, fecharão seus postos e se empenharão durante aquela semana, com o foco direcionado à Unidade Sentinela.
“Peço a compreensão da comunidade, pois estamos em um momento que precisamos unir forças e por isso, semanalmente destacaremos uma equipe de cada UBS para ser direcionada ao reforço da equipe da Unidade Sentinela. Portanto, teremos o atendimento ao público com duas equipes médicas, de enfermeiros e auxiliares/técnicos em enfermagem – para poder acolher os casos positivos em crescente aumento”, destaca Marly.