A Secretaria de Estado da Justiça, Família e Trabalho aderiu ao projeto do Ministério da Cidadania que instituiu agosto como o “Mês da Primeira Infância” e vai intensificar ações e atividades voltadas para as crianças de zero a 6 anos.
A ideia é promover uma série de eventos para destacar a importância de estímulos positivos durante os primeiros anos de vida, com o objetivo de desenvolver o seu potencial e garantir um futuro mais promissor.
“Os direitos da criança são prioridade da nossa gestão. É essencial promover a proteção, abrigo e programas que permitam o desenvolvimento físico, emocional, social e cognitivo da criança. O investimento em políticas públicas para a primeira infância é o meio mais eficaz para reduzir as desigualdades socioeconômicas na idade adulta”, afirma o secretário da Justiça, Família e Trabalho, Ney Leprevost.
O primeiro evento será no dia 16 de agosto, quando uma reunião virtual abordará temas relacionados ao “Mês da Primeira Infância” como: o Transtorno do Espectro Autista; Marco Legal da Primeira Infância; O Papel dos Conselhos de Direitos e Atenção à Primeira Infância; Saúde da Criança na Primeira Infância e Primeira infância na Era Digital.
A transmissão será das 16h às 18h no YouTube da Secretaria. www.abre.ai/sejufparana
A Secretaria Nacional de Atenção à Primeira Infância busca parceria com os estados para desenvolver as ações e atividades de acordo com as realidades locais. “Quanto melhores forem as experiências da criança durante os primeiros anos de vida e quanto mais estímulos qualificados ela receber, maiores serão as chances de ela desenvolver todo o seu potencial”, justifica a secretária nacional, Luciana Siqueira Lira de Miranda.
FONTE: Secretaria de Estado da Justiça, Família e Trabalho