Uma operação da Polícia Civil e da Controladoria Geral da União (CGU) prendeu ao menos 100 pessoas com mandados de prisão em aberto que receberam o auxílio emergencial oferecido pelo Governo Federal por causa da Pandemia da Covid-19.
A ação, segundo a polícia, prendeu foragidos entre segunda-feira (16) e esta quinta-feira (19), em diversas regiões do Paraná.
Os alvos da operação, conforme a polícia, foram identificados depois que a CGU identificou-os entre os cadastrados que estavam recebendo o benefício. A controladoria acionou a Polícia Civil, que cumpriu as ordens de prisão.
“A Polícia Civil, através de todas as unidades do estado, procedeu a operação ao longo desta semana visando o cumprimento de ordens de prisão de crimes graves. Temos crimes de homicídios, tráfico de drogas, roubos”, destacou o delegado Alan Flore.
Após a operação, a Controladoria Geral da União deve avaliar se o recebimento do benefício pelos foragidos foi feito por meio de fraude e, caso se confirme, os alvos também irão responder por fraude no processo.
A operação desta semana foi a segunda ação com o objetivo de identificar foragidos que recebiam o auxílio emergencial. Em 2020, após o pagamento da primeira etapa do benefício, outra operação prendeu 110 pessoas encontradas na mesma situação.
O auxílio emergencial do Governo Federal pagou parcelas de R$ 600 e R$ 1,2 mil para pessoas inscritas no Cadastro Único (CadÚnico). O benefício tem o objetivo de auxiliar trabalhadores informais, autônomos, microempreendedores individuais e contribuintes da Previdência que não possuíam registro no CadÚnico.
FONTE: G1 PARANÁ.