“Aprender a viver na vontade de Deus” (Mc 3, 7-12)
Todo o povo acorre a Jesus para ouvi-lo e receber curas. O povo percebe o que as autoridades não percebem. Enquanto uns o condenam e planejam sua morte, outros o buscam freneticamente. Nenhum deles entende, de fato, o Mestre. Novamente acontece o confronto com os maus espíritos que se prostram e confessam quem é Jesus (1,24), mas são calados.
Trata-se da pedagogia de Marcos. Não se pode entender quem é Jesus a partir dos milagres, nem mesmo pela confirmação da Pai (1,11). Só entende quem é Jesus quem for com ele até a cruz (Mc 15,39). O motivo dessa busca por Jesus, até aqui, parece ser mais o desejo de ver e receber milagres. Isso não é suficiente.
Quem só busca Jesus nesses momentos, o abandona quando deve tomar sua cruz e segui-lo. Evangelizar hoje não é apenas ficar nos milagres ou falar do poder de Jesus. Mas, antes, é tomar a cruz e segui-lo, transformando a história mesmo quando nenhum milagre acontece. Hoje é muito comum usar Jesus como solução mágica para qualquer ordem de problemas. Evangelizar é seguir Jesus até a cruz.