A ação acontece durante todo este sábado (20)
A equipe da Vigilância Sanitária, em ação conjunta com a Polícia Militar, fiscalizou o comércio são-mateuense neste sábado (20) e aplicou 12 multas pelo descumprimento do Decreto Municipal nº 064/2021, que estipulou várias medidas para conter a disseminação da Covid-19.
De acordo com o Decreto, neste sábado, somente àqueles estabelecimentos que oferecem serviços essenciais poderiam estar em funcionamento, dentre eles:
- Produção e distribuição de alimentos para uso humano;
- Panificadoras;
- Açougues;
- Comércio de hortifrutigranjeiros;
- Mercados de pequeno porte e mercearias;
- Supermercados;
- Farmácias;
- Postos de Combustíveis.
Segundo as Autoridades Sanitárias, várias denúncias foram recebidas de estabelecimentos que estavam em pleno funcionamento, na Zona Rural e Urbana do Município, dentre comércio de venda de defensivos agrícolas, oficinas mecânicas, empresas de empréstimo pessoal e também várias outras que apesar de também trabalharem com a venda de gêneros alimentícios, não se enquadravam como atividade principal em seu funcionamento.
Os estabelecimentos foram fechados imediatamente e cada um recebeu a multa prescrita no Decreto Municipal nº 912/2020, que estipula o valor de 20 Unidades Fiscais Municipais (UFM), que corresponde à R$ 49,42 cada – R$ 988,40 de multa para cada empresa. As equipes também fizeram várias orientações sobre como cada atividade poderia funcionar, priorizando as medidas de prevenção e proteção.
Na sexta-feira (19), a Vigilância Sanitária visitou os Mercados e Supermercados da cidade e orientou todos quanto ao funcionamento de cada um e especificamente, o número de clientes que poderão estar dentro do estabelecimento.
Cada um destes, recebeu um adesivo que orientava a capacidade máxima de clientes – sendo colocado à disposição dos clientes para verificação e possível denúncia de irregularidade. Na próxima semana, segundo as equipes, todos os mercados receberão também, uma senha criada pela Prefeitura Municipal, estipulando o número de cliente dentro do local.
Neste domingo (21), todo o comércio está proibido de funcionar e dentre àqueles que atuam como atividades essenciais, somente com o atendimento via sistema de delivery.