Festa de São Cristóvão padroeiro dos motoristas acontece neste domingo (25) na Vila Amaral

Data:

Compartilhe a notícia:

A Capela de Nossa Senhora dos Navegantes da Vila Amaral, em São Mateus do Sul, promoverá no próximo domingo (25), uma edição especial da Tradicional Festa de São Cristóvão, considerado Padroeiro dos Motoristas no Brasil e que tem a mesma data marcada à celebração em sua honra pela Igreja Católica.

O evento terá início às 10h com a Procissão de Veículos que partirá do Restaurante Boi de Ouro, às margens da BR-476 e que percorrerá algumas das principais ruas da cidade rumo a Capela da comunidade, onde os veículos e famílias participantes receberão as bênçãos e concorrerão à prêmios.

Às 10h30 será celebrada a Santa Missa, respeitando a limitação de público (50%) e todas as normas impostas pelas autoridades da saúde.

Após a celebração, serão vendidos os Kits Almoço, que contarão com porção de maionese, risoto e mais um frango inteiro recheado de farofa – suficiente para 4 pessoas, segundo a organização comunitária e voluntária da Capela – pelo valor de R$ 40.

Os Kits Almoço somente serão vendidos antecipadamente, para evitar aglomeração de pessoas, através do seguinte contato telefônico: (42) 9 8803-6571 com a Sabrina.

Conheça a história de São Cristóvão

São Cristóvão foi um homem arrogante que aprendeu os ensinamentos divinos da religião cristã e passou a fazer o bem. Para deixar para trás sua antiga vida, ele mudou de nome e passou a seguiu Jesus até ser perseguido pelo que acreditava. Hoje, como santo, é conhecido por ser o padroeiro dos motoristas e dos viajantes.

O verdadeiro nome de São Cristóvão era Réprobo e quase não há nada sobre ele antes de ser cristão. Existe apenas a descrição de que ele era um homem forte, muito alto e de presença marcante.

Por causa da musculatura físicaRéprobo trabalhava como guerreiro para o Rei de Canaã. Porém, ele não estava mais satisfeito com aquela situação – no seu coração havia um grande desejo de trabalhar com alguém mais poderoso, o rei dos reis.

Durante uma festa no reino, o guerreiro percebeu que o rei fazia o sinal da cruz toda vez que as músicas cantadas citavam o nome do demônio. Curioso, ele questionou o motivo daquela atitude. O rei respondeu que aquele símbolo era uma proteção contra a presença da força do mal que estava sendo cantada.

Réprobo, então, entendeu que o demônio era mais poderoso que o rei e, por isso, seria o maior mestre a que ele tanto desejava servir. Crente de ter finalmente encontrado seu rei, o guerreiro saiu em busca do demônio pelo deserto, até que o encontrou e juntos caminharam durante um longo tempo.

Porém, o guerreiro notou que, quando o demônio viu uma cruz, rapidamente fugiu dela, mudando a direção da viagem. Logo, finalmente compreendeu que a figura ligada à cruz era seu verdadeiro rei, por ser aquele com maior força e poder entre todos.

Ele descobriu que o mestre que procurava se chamava Jesus Cristo e, para encontrá-lo, pediu um conselho a um eremita e sábio. Este homem disse que era necessário orar muito e jejuar, mas Réprobo não acreditou naquele conselho tão simples. Então, o eremita falou para ele ficar à beira de um rio, para ajudar a travessia das pessoas e propagar o amor entre elas.

Depois de se tornar cristão, o guerreiro ajudou quem precisava, passando pessoa por pessoa pelo rio em seus ombros. Em uma noite de tempestade, um menino apareceu pedindo para ajudá-lo a passar, sendo prontamente atendido.

Apesar de ser pequenino, a criança era bem pesada, fazendo com que ele precisasse se esforçar ao máximo. Ao final do percurso, o menino revelou a identidade; era Jesus Cristo. Com isso, o santo provou que, independentemente da dificuldade, ele sempre serviria o Filho de Deus. Por esse motivo, ficou conhecido como “portador de Cristo” e passou a se chamar São Cristóvão, tornando-se o padroeiro dos motoristas e viajantes.

Oração de São Cristóvão

“Tiveste a graça de ter o Menino Jesus no colo, meu glorioso São Cristóvão, e assim pudestes transportar com alegria e dedicação aquele que soube morrer na cruz e nos dar a vida pela Ressurreição. Dignai-vos, pelos poderes concedidos por Deus a vós, de abençoar e santificar nosso veículo. Fazei que o usemos de um modo consciente e que não causemos nenhum dano ao próximo por meio do volante. Se viajarmos, acompanhai-nos com vossa poderosa proteção. Falai a Deus por nós para que ele mande todos os anjos, potestades e milícias celestes para nos guiar e proteger. Na rua, transformai o nosso olhar como o da águia para que vejamos tudo com o máximo de cuidado e atenção. São Cristóvão protetor, seja nosso companheiro na direção, dai-nos paciência no trânsito e que consigamos servir sempre a Deus e aos irmãos, por intermédio do benefício de nosso veículo. Tudo isso vos pedimos por Cristo, Nosso Senhor. Amém.”

Alexandre Muller
Alexandre Mullerhttps://ourovivo.com.br
Comunicador são-mateuense, especialista em eventos e atividades sociais. Apaixonado por São Mateus do Sul e seus tesouros.
Anúncio
Anúncio

Notícias relacionadas

EDITAL PARA NOTIFICAÇÃO E CONSTITUIÇÃO EM MORA DA DEVEDORA FIDUCIANTE

  O Serviço de Registro de Imóveis da Comarca de São Mateus do Sul faz saber que,...

Utilidade Pública: Edital de Notificação – Serviço de Registro de Imóveis

EDITAL PARA NOTIFICAÇÃO E CONSTITUIÇÃO EM MORA DA DEVEDORA FIDUCIANTE   O Serviço de Registro de Imóveis da Comarca de...

Utilidade Pública: Edital de Notificação – Serviço de Registro de Imóveis

EDITAL PARA NOTIFICAÇÃO E CONSTITUIÇÃO EM MORA DA DEVEDORA FIDUCIANTE O Serviço de Registro de Imóveis da Comarca de...

Utilidade Pública: Edital de Notificação – Serviço de Registro de Imóveis

EDITAL PARA NOTIFICAÇÃO E CONSTITUIÇÃO EM MORA DA DEVEDORA FIDUCIANTE O Serviço de Registro de Imóveis da Comarca de...