“É preciso se preparar e ficar firme até o fim” (Lc 21, 12-19)
O anúncio das perseguições é o anúncio de uma realidade que acompanhará a vida dos cristãos. Os santos mártires confirmam as palavras de Jesus. É mártir aquele que morre por causa da sua fé, por crer em Jesus Cristo e por praticar os seus ensinamentos.
Os santos confessores, que não derramaram seu sangue por causa da fé, viveram também o que chamamos de martírio da paciência, carregando dia após dia a cruz de cada dia. Hoje celebramos os mártires do Vietnã. O padre André Dung Lac foi decapitado em 1839 por ordem do imperador vietnamita. 117 religiosos e leigos, adultos e crianças, homens e mulheres foram martirizados naqueles anos. Por sua perseverança, salvaram a própria vida na eternidade.
A palavra “mártir” significa “testemunha”. O mártir dá testemunho da fé em Jesus Cristo. Há martírios também em outras denominações religiosas cristãs e não cristãs, e por razões sociais. Tiradentes em nossa história pátria é chamado de mártir da Inconfidência Mineira. A experiência de martírio no povo de Israel confirma a visão dos 144 mil assinalados, isto é, a totalidade das tribos do Livro do Apocalipse.