“São Mateus: de coletor de impostos a coletor de pérolas preciosas” (Mt 9, 9-13)
Cafarnaum era um lugar por onde passava a estrada para o norte, chegando a Damasco. Naturalmente havia ali uma coletoria de impostos junto à alfândega. Mateus, cobrador de impostos, estava trabalhando, sentado na coletoria.
Jesus passa e o chama. A resposta de Mateus foi imediata. Ele se levantou e o seguiu. Por que Jesus o chamou? Por que a resposta foi tão rápida? Que Jesus não se equivocou ao chamá-lo percebemos pela grande obra catequética deixada por ele, que é o seu Evangelho.
Como deu uma resposta tão rápida, o Espírito Santo é quem sabe, porque, sendo Espírito, é Vento que sopra onde quer e levanta o que estiver em frente. Mateus se levantou, seguiu e perseverou até o fim.
Mateus é também chamado de Levi. Costumamos pedir que os santos intercedam por nós e nos instruam com os seus ensinamentos. Mateus é apóstolo e evangelista. Deixou um Evangelho muito apreciado pelos cristãos ao longo dos séculos por seu caráter catequético.
Os cinco sermões são um caminho bem traçado que nos leva com segurança ao Dia do Senhor. Ele é o escriba que ensina como se tornar discípulo do Reino.