31 novos leitos estarão a disposição para os pacientes acometidos pelo Coronavírus
A Unidade Sentinela para atendimento à Covid-19 em São Mateus do Sul, passou na última semana por uma ampliação do espaço, visando o melhoramento do atendimento às pessoas acometidas pela Pandemia.
Nesta segunda-feira (22), o novo bloco destinado aos pacientes com Sintomas Leves e Moderados e que inicialmente tinha a previsão de possuir 3 leitos, foi inaugurado e sua capacidade foi dobrada para o atendimento emergencial dos pacientes que já aguardavam por atendimento.
A primeira ala, será especificamente para prover a triagem de todos as pessoas que procurarem pelos serviços, verificando sintomas e posteriormente encaminhando para atendimento especializado da equipe, realizando exames e prestando orientações gerais.
O Pronto Atendimento Municipal também passou por reforma visando atender ao crescimento da demanda de pacientes e recebeu um espaço isolado, criado anexo à unidade e que já possui estrutura adaptada com 2 leitos com respiradores.
Em entrevista na semana passada, a Secretária Municipal de Saúde, Marly Terezinha Perrelli enfatizou que a situação em nosso município vem se agravando e que a secretaria estaria desenvolvendo planos para suprir as demandas – “Se a situação se agravar em nosso Município, o que de fato é uma constante e possível realidade, temos vários ‘Planos B’ , e um deles é fazer das Unidades Básicas de Saúde, espaços adequados para o atendimento preliminar dos pacientes – seguindo nosso planejamento já estipulado pelas equipes de saúde. Nosso maior temor e realidade que já vem nos afligindo, é que esses pacientes não consigam Leitos em Unidades de Tratamento Intensivo (UTIs).”
No sábado (20), as equipes de saúde colocaram em prática o primeiro plano para a ampliação de leitos, adaptando o Centro Municipal de Fisioterapia, localizado na rua Barão do Rio Branco.
Segundo a Secretária de Saúde, a Prefeitura Municipal criou um Centro de Observação com 20 leitos, caso a demanda da Unidade Sentinela ultrapasse o limite de leitos oferecidos no espaço. As camas foram alugadas e vários voluntários colaboraram com o transporte, organização e logística na montagem do espaço.
A unidade recebeu vários equipamentos necessários para o suporte ao atendimento, mas ainda não está pronta para o uso.
Hoje, São Mateus do Sul conta com 9 leitos destinados aos pacientes com casos leves e moderados na Unidade Sentinela, 2 leitos com respiradores no P.A, 4 leitos no Hospital e Maternidade Doutor Paulo Fortes e no decorrer da semana, mais 20 leitos destinados à observação daqueles pacientes que necessitarem de atendimento.