O 29º Rally Transparaná, que teve largada na segunda-feira (20) em Foz do Iguaçu, vem movimentando a economia e o turismo de Oeste a Leste do Paraná e também terá um componente social e de solidariedade.
O Rally Transparaná, tem um roteiro passando por mais de 173 municípios, com o objetivo de mostrar as belezas naturais e fomentar o esporte de aventura por meio do turismo, ações sociais e ambientais que contribuem com a distribuição de renda para todas as cidades que recebem o evento.
O maior rally de regularidades das Américas é uma realização do Jeep Clube de Curitiba, em conjunto com o Governo do Estado – o evento integra a programação dos Jogos de Aventura e Natureza (JAN).
Saindo de Foz do Iguaçu rumo a Capital, os comboios vêm percorrendo as quatro regiões do Estado, com paradas estratégicas em mais 11 cidades hospedeiras: Cascavel, Guaíra, Laranjeiras do Sul, Guarapuava, Marialva, Barracão, Pato Branco, União da Vitória, São Mateus do Sul, Telêmaco Borba e Castro. O número de cidades percorridas, no total, pode variar conforme a rota que o participante traçar.
São mais de 200 inscritos nas 12 categorias de carros e motos:
- Rally 4×4 Master.
- Rally 4×4 Graduados.
- Rally 4×4 Turismo.
- Rally 4×4 Light.
- Trilha 4×4.
- Passeio Adventure.
- Big Trail Enduro.
- Big Trail Turismo.
- Big Trail Turismo Garupa.
- Big Trail Turismo Duplas.
- Big Trail Turismo Feminina.
- Big Trail Turismo até 450cc.
São Mateus do Sul recebe a passagem da Categoria Adventure, que partiu de Foz do Iguaçu e passará também pelas cidades de Barracão, Pato Branco, União da Vitória e depois de passar pela Terra da Erva-mate terá o último trecho até Curitiba, neste sábado (25).
De acordo com o secretário estadual do Esporte, Helio Wirbiski, a edição de 2023 será uma das maiores já realizadas. “Na semana do Carnaval teremos a largada do grande Rally Transparaná, que é a maior prova de regularidades da América Latina. Teremos mais de 200 inscritos que vão percorrer as quatro regiões do Paraná movimentando o turismo e a economia”, disse.
Nesta edição, os competidores levarão na bagagem absorventes e produtos de higiene íntima feminina para serem doados em diversas cidades ao longo do trajeto para adolescentes e adultas em situação de vulnerabilidade.
Os kits com os absorventes e outros produtos de higiene serão entregues a representantes de instituições de caridade e escolas em 11 dos municípios visitados pelo Rally. Haverá ainda kits menores que serão doados em mãos a mulheres durante o percurso.
Esse tipo de ação solidária acontece pela primeira vez no tradicional rally e integra o projeto TPM – Transparaná para Mulheres –, que busca incentivar a participação feminina na prova, uma iniciativa da confraria Filhas do Vento e da Liberdade, grupo de mulheres motociclistas.
A idealizadora do TPM, Telma Crummenauer, explica que o Rally Transparaná sempre proporcionou e incentivou a participação feminina na prova e o projeto irá abrilhantar ainda mais as causas voltadas às mulheres. A arrecadação de produtos recebeu o apoio da Mili, maior fabricante 100% brasileira do setor, com a doação de 4.224 unidades.
“Com a colaboração da Mili, conseguimos bem mais do que imaginávamos. Se antes iríamos ajudar algumas mulheres, agora vamos alcançar um número muito maior”, diz Telma. Na visão dela, a parceria contribui para a diminuição da pobreza menstrual, que é a falta de acesso por mães e jovens carentes a produtos de higiene íntima.
Segundo a Organização Mundial da Saúde, esse é um problema que atinge 10% das meninas no planeta e no Brasil estima-se algo em torno de 25% de jovens que perdem mais de 30 dias de aulas no ano por não ter como cuidar da higiene durante a menstruação no ambiente escolar.
A prova também irá promover ações ambientais, como o plantio de árvores e destinação correto dos lixos gerados pelo evento.
São seis dias de aventura, com início na segunda-feira (20), no complexo Movie Carsem, em Foz do Iguaçu, com a largada promocional de todas as categorias, e chegada em Curitiba, no Palácio Iguaçu, no sábado (25).
FONTE: AEN