Mais 32 municípios do Paraná foram liberados para instalação do sinal 5G a partir de 27 de fevereiro. O modelo promete mais velocidade para baixar e enviar arquivos por dispositivos móveis, além de tornar as conexões mais estáveis.
A medida foi aprovada pela Agência Nacional de Telecomunicações (Anatel) em reunião na quinta-feira (23), para antecipar a liberação da faixa de 3,5 GHz.
A agência não divulgou quantos municípios do Estado estão autorizados a receber o sinal até esta sexta (24), porém, entre eles estão Londrina, Ibiporã e Tamarana. Curitiba está oferecendo o sinal desde agosto de 2022.
Segundo o Ministério das Comunicações, com a nova lista, as operadoras poderão solicitar a implantação da infraestrutura da quinta geração de redes móveis nos municípios anunciados. Até o momento, 487 cidades de todo o país obtiveram a liberação da autarquia.
“Além de acompanhar a implementação da tecnologia em todo o país, cobramos as operadoras quanto à qualidade do serviço, visto que tanto o Ministério das Comunicações quanto a Anatel têm recebido reclamações de usuários”, afirmou o ministro Juscelino Filho.
Novas cidades do Paraná com instalação do 5G autorizada:
- Agudos do Sul
- Apucarana
- Arapongas
- Adrianópolis
- Cambé
- Almirante Tamandaré
- Campo Magro
- Araucária
- Colombo
- Contenda
- Fazenda Rio Grande
- Itaperuçu
- Balsa Nova
- Mandirituba
- Bocaiúva do Sul
- Campina Grande do Sul
- Piên
- Pinhais
- Piraquara
- Campo do Tenente
- Quatro Barras
- Campo Largo
- Cerro Azul
- Lapa
- Rolândia
- São José dos Pinhais
- Tijucas do Sul
- Quitandinha
- Rio Branco do Sul
- Rio Negro
- Tunas do Paraná
- Doutor Ulysses
FONTE: G1 PARANÁ