#TBTJornalAconteceu | O semeador de uma história

Data:

Compartilhe a notícia:

Hoje no TBT do Jornal Aconteceu, onde resgatamos momentos marcantes da nossa história desse saudoso veículo de mídia que informou nossa cidade por tantos anos. Relembraremos uma matéria sobre a iniciativa do senhor João Maria Guimarães, de 84 anos, que resgatou sementes de carvalho Polonês e permitiu a preservação dessa história.

Anúncio

[MATÉRIA DE 2016 NA ÍNTEGRA]

Morador teve o cuidado de cultivar sementes do antigo carvalho da praça Alvir Sérgio Licheski, e agora colabora pela preservação de um dos símbolos da imigração polonesa em São Mateus do Sul

A queda de uma árvore, num temporal de agosto de 2011, gerou lamento em São Mateus do Sul. Também pudera: não era uma árvore qualquer. Naquele dia, ia ao chão um dos principais símbolos da imigração Polonesa em São Mateus do Sul — o centenário carvalho da praça Alvir Sérgio Licheski, ou Praça do Carvalho, que teria sido plantado no início da colonização polonesa na cidade.

Mas, quase cinco anos depois, o simbolismo sobrevive, graças à iniciativa de pessoas como João Maria Guimarães, de 84 anos, que resgatou sementes do antigo carvalho e permitiu a preservação dessa história. O carvalho chegou a ser tombado como patrimônio histórico do Paraná em 1990, devido à sua importância como símbolo da imigração polonesa. Segundo dados não oficiais, o pé teria sido plantado pelo imigrante João Puchalski, por volta do ano de 1892, após ter sido trazido por ele direto de sua terra natal. Desde então, cresceu e se desenvolveu desafiando-se pelas condições não compatíveis com o seu habitat natural.

O semeador de uma história Morador teve o cuidado de cultivar sementes do antigo carvalho da praça Alvir Sérgio Licheski, e agora colabora pela preservação de um dos símbolos da imigração polonesa em São Mateus do Sul ambiente urbano e por muito tempo ao lado do antigo Clube Unbenal, que animava as noites são-mateuenses. Admirando a beleza e singularidade da árvore polonesa, o carpinteiro aposentado quase todos os dias passava pelo carvalho e observava, a fim de encontrar sementes. “Há muito tempo não germinava, até que num ano finalmente germinou. Então, pela curiosidade, peguei os ‘cachimbinhos’ e fiz os canteiros em casa”, conta. Com sua curiosidade despretensiosa pela árvore, João Maria, sem imaginar, colaboraria por assegurar a continuidade daquele símbolo da colonização.

As mudas se desenvolveram e, pouco a pouco, foram ganhando novos endereços. Estão distribuídas em praças como a Nossa Senhora da Conceição, que abriga o Chimarródromo, junto ao Terminal Rodoviário e ao lado da Casa da Memória, além da área da Capela João Paulo II, na vila Nepomuceno e na Água Branca. A última muda já está vistosa no quintal de João Maria, e, a pedido, será levada a Passo Fundo (RS), para ser plantada em homenagem aos poloneses que lá se instalaram. Presidente da Fundação Cultural de São Mateus do Sul, José Carlos Janoski conta que, tempos trás, vinha procurando mudas daquela variedade e teve dificuldade de encontrar. “Foi então que descobri que ele era o único que tinha mudas daquele carvalho centenário, tão representativo para a cidade. Hoje agradecemos muito por ele ter tido o cuidado de cultivar as mudas, que hoje enfeitam as praças da nossa cidade”, comenta.

Orgulhoso, o aposentado admira o último “filho” do carvalho centenário que ainda está em seu quintal e ficava satisfeito ao ver que as mudas se desenvolveram. “É uma árvore grande, forte. Se preservarem, vai durar muitos e muitos anos”, ressalta João Maria. E ele não descansa. Revela que já está de olho no carvalho existente na Praça do Iguaçu, plantado há mais tempo por Julio Skalski, que logo pode revelar seus “cachimbinhos”. “Assim que aparecerem, vou recolher e fazer a mesma coisa”.

[FIM DA MATÉRIA]

Fonte: Retirado na integra do Jornal Aconteceu. (10 a 16 de mar de 2016).

Anúncio
GPR Posto Ipiranga São Mateus do Sul
Redação
Redaçãohttps://ourovivo.com.br
Equipe de redação do Portal Ourovivo
Anúncio
Anúncio

Notícias relacionadas

Utilidade Pública: Edital de Notificação – Serviço de Registro de Imóveis

EDITAL PARA NOTIFICAÇÃO E CONSTITUIÇÃO EM MORA DA DEVEDORA FIDUCIANTE O Serviço de Registro de Imóveis da Comarca de...

Hiper Sorte premia são-mateuenses no sorteio do último domingo (21)

O "Vento da Sorte" voltou a soprar à favor de São Mateus do Sul e no sorteio do...

Utilidade Pública: Edital de Notificação – Serviço de Registro de Imóveis

EDITAL PARA NOTIFICAÇÃO E CONSTITUIÇÃO EM MORA DA DEVEDORA FIDUCIANTE O Serviço de Registro de Imóveis da Comarca de...

Utilidade Pública: Edital de Notificação – Serviço de Registro de Imóveis

EDITAL PARA NOTIFICAÇÃO E CONSTITUIÇÃO EM MORA DA DEVEDORA FIDUCIANTE O Serviço de Registro de Imóveis da Comarca de...