“Ainda tenho muito que vos dizer”
Evangelho (Jo 16,12-15):
“Tenho ainda muitas coisas a vos dizer, mas não sois capazes de compreender agora. Quando ele vier, o Espírito da Verdade, vos guiará em toda a verdade. Ele não falará por si mesmo, mas dirá tudo quanto tiver ouvido e vos anunciará o que há de vir. Ele me glorificará, porque receberá do que é meu para vos anunciar. Tudo que o Pai tem é meu. Por isso, eu vos disse que ele receberá do que é meu para vos anunciar”
Hoje é um dia especial, imagine o dia típico em que você está com sua família ou amigos e tem muitas coisas para contar a eles. Talvez você não os veja há muito tempo ou tenha vindo de uma ótima viagem ou, simplesmente, você teve um dia cheio de experiências. Você quer explicar tudo, mas você não tem tempo suficiente. Bem, isso é o que aconteceu com Jesus. É por isso que diz: “Ainda tenho muito que vos dizer” (Jo 16,12).
Vamos imaginar Jesus com seus melhores amigos, os discípulos, dizendo-lhes que quando eles têm o Espírito da verdade – isto é, seu próprio Espírito – eles pregarão sem medo em todo o mundo, com entusiasmo espetacular, e que terão uma vida fantástica com Ele. Com isso ele não diz que não temos problemas, mas que os enfrentamos de outra forma, pois com o Espírito de Deus tudo é possível. O Espírito faz tudo novo, desmascara nossos medos, muda nossa vida, nos faz sair do que nos torna incômodos, nos ajuda a amar aqueles que nos sãos difíceis … e que cada um pense no que o Senhor precisa para mudar em sua vida.
Tudo isso é o que o Espírito comunica e anuncia. Uma vida nova onde o absurdo que podemos viver é confrontado com o Espírito do Senhor e, como disse o Papa Francisco em 2020 na Missa de Pentecostes marcada pelo confinamento devido a Covid-19, uma vida de doação! Este é o fruto do Espírito: o dom aos outros, para a unidade dos discípulos.
FONTE: evangeli.net