Os alunos da Escola Municipal do Campo Professora Apolônia Kasprzak Staniszewski, da comunidade de Fluviópolis, interior de São Mateus do Sul, estão participando de mais uma edição do Programa Agrinho 2021.
O Agrinho é o maior programa de responsabilidade social do Sistema FAEP, resultado da parceria entre o Serviço Nacional de Aprendizagem Rural (SENAR-PR), FAEP, o Governo do Estado do Paraná, mediante as Secretarias de Estado da Educação e do Esporte, da Agricultura e do Abastecimento, da Justiça, Família e Trabalho e do Desenvolvimento Sustentável e do Turismo.
Durante o período de Pandemia, o Programa Agrinho que já é adotado pela Rede Municipal de Ensino de São Mateus do Sul a alguns anos, transformou seus ensinamentos, adaptando a aplicação de suas metodologias para que as questões atuais não deixassem de ser trabalhadas, propiciando assim, a união entre a família, a escola e a comunidade, principalmente porque a escola foi levada para as casas dos alunos e as salas de aula passaram ser quartos de aula, cozinhas de aula ou jardins de aula.
As mudanças que a Pandemia da Covid-19 trouxeram para a vida escolar dos alunos impactaram na rotina e nas relações escola e família, questões como o uso de tecnologias, rotina, cuidados pessoais, valores sociais, interações humanas e principalmente o papel da ciência acabaram servindo para que os alunos começassem a construir a nova visão de mundo.
Vale destacar ainda, que com a Pandemia o contato físico ficou restrito e a escola passou a ser virtual, com isso abraços e carinhos passaram a ser a distância – e muito se perdeu com a Pandemia, muitas vidas perdidas e relações estremecidas.
“Mas e se pudéssemos medir o quanto nossas orações fizeram o bem, quanto abraços verdadeiros fazem a diferença, dizer eu te amo alegra, ligar para alguém que faz tempo não falávamos, enviar mensagem de carinho para alguém que consideramos, aprendemos e ensinamos algo, perguntamos ao google sobre um assunto novo ou quanto paramos para refletir sobre o novo normal.”
Tendo exatamente essa premissa, a equipe de profissionais de educação da instituição, lançou o projeto “Escola Agrinho Estimando Carinho”, onde alunos e a comunidade são-mateuense em geral, receberam algumas tarefas simples em um envelope surpresa.
Ao concluir a tarefa/ação, o participante tem a missão de atribuir um objeto para representar sua ação (representadas por pequenos objetos coloridos, como botões, retalhos, folhas, flores, gravetos, pedrinhas ou sementes, etc.) – o mesmo será posto novamente no envelope e será devolvido para a escola.
Todos os objetos recebidos farão parte de uma obra de arte elaborada pela escola, a qual mostrará o quanto nossas pequenas ações diárias podem fazer a diferença para todos.
Os alunos e demais participantes já estão em desenvolvimento de suas atividade e em breve São Mateus do Sul poderá conhecer a obra originária da ação.
E quem quiser participar, basta entrar em contato com a escola através das Redes Sociais.