O Dia de Nossa Senhora do Perpétuo Socorro é celebrado anualmente em 27 de junho.
A veneração por Nossa Senhora do Perpétuo Socorro surgiu a partir de uma pintura bizantina de Nossa Senhora, datada do século XIII, e que teria sido roubada por um negociante da ilha de Creta, na Grécia.
A história cristã conta que o negociante teria sobrevivido milagrosamente a uma violenta tormenta em alto mar, graças à proteção de Nossa Senhora. Quando chegou em Roma, adoeceu mortalmente e procurou um amigo para que ficasse com a missão de devolver a pintura para uma igreja, como forma de se redimir por seu ato de sacrilégio.
A Santíssima Virgem apareceu para uma menina de sete anos que pertencia à família do amigo do negociante, que havia ficado com a pintura para si. A criança disse que a Mãe de Deus pediu para que o ícone sagrado fosse colocado na Igreja de São Mateus Apóstolo, sob o título de Perpétuo Socorro, pois esta era a vontade da Santíssima.
Atualmente, Nossa Senhora do Perpétuo Socorro tem o título de padroeira dos Redentoristas.
Paróquia Nossa Senhora do Perpetuo Socorro
A paróquia Nossa Senhora do Perpetuo Socorro foi criada no dia 21 de agosto do ano de 1988, na missa realizada na então Capela da Vila São Pedro, mais conhecida como Vila Prohmann, ás 18 horas; de fato, a missa foi celebrada em cima da carroceria de um caminhão no pátio da paróquia.
Durante uma reunião da Comissão da Igreja, realizada na Escola da Vila Prohmann, em fevereiro de 1977, tendo como seu primeiro presidente o Senhor Moacyr de Paula e Silva (in memoriam) foi assunto dessa reunião a aquisição de um terreno com uma área de 2.500 metros quadrado, generosamente doado pelo Senhor Pedro Ignaszewski (in memoriam). Em junho do mesmo ano, 1977, foi realizada a primeira festa na escola da Vila Prohmann para angariar fundos para a construção de um pavilhão comprido, o qual foi posteriormente utilizado também como capela, até o ano de 1993 quando da inauguração da atual Igreja Matriz.
Já no ano de 1983, no dia 09 de Março, na reunião da Diretoria Comunitária da Capela foi proposta a construção de uma igreja. Na reunião de junho de 1984, decidiu-se que alguns membros da Diretoria iriam até a Diocese de Ponta Grossa para ver alguns modelos de construção de igreja e também em Curitiba. Também o Engenheiro Roberto José Sebben apresentou alguns modelos. Já no ano 1985, foram apresentados 05 modelos de construção, sendo escolhido um, tendo as dimensões de 18 metros de largura por 30 de comprimento. Na reunião de 19 de outubro de 1987, tendo a presença do bispo diocesano Dom Walter Michael Ebejer, OP, foi levantada a questão da vinda de padres da Congregação da Sagrada Família, e o bispo prometeu que até Julho de 1988 haveria um padre residente nesta futura paróquia. Para isso a Diretoria adaptou a casa do zelador, no pavilhão de festas, para servir de moradia e de secretaria paroquial. Desde o início já se usava o nome “Santuário de Nossa Senhora do Perpetuo Socorro”.
Oração a Nossa Senhora do Perpétuo Socorro
“Ó mãe do Perpétuo Socorro, nós vos suplicamos, com toda a força de nosso coração, amparar a cada um de nós em vosso colo materno, nos momentos de insegurança e sofrimento.
Que o vosso olhar esteja sempre atento para não nos deixar cair em tentação. Que em vosso silêncio aprendamos a aquietar nosso coração e fazer a vontade do Pai.
Intercedei junto ao Pai pela paz no mundo e em nossas famílias. Abençoai todos os vossos filhos e filhas enfermos. Iluminai nossos governantes e representantes, para que sejam sempre servidores do povo de Deus.
Concedei-nos ainda muitas e santas vocações religiosas, sacerdotais e missionárias, para a maior difusão do reino de filho Jesus Cristo. Enfim derramai nos corações de vossos filhos e filhas a Vossa Benção de amor e misericórdia.
Sede sempre o nosso Perpétuo Socorro na vida e principalmente na hora da nossa morte. Amém.”