São Mateus do Sul recebe nesta quarta-feira (27), a Expedição Filhas do Paraná: “Filhas do Vento e da Liberdade”, grupo de paranaenses motociclistas que chega ao município trazendo a bandeira do Movimento Outubro Rosa e do Turismo Estadual.
Saúde, economia, sustentabilidade, turismo, esporte e aventura. Tudo misturado e que vem deixando cada cidade que passam pelo Paraná mais rosa. É assim, empunhando a bandeira do Outubro Rosa e da prevenção ao câncer de mama, que 15 mulheres motociclistas deram início neste mês de outubro à Expedição Filhas do Paraná, uma viagem de 15 dias pelo Estado, percorrendo 40 cidades e mais de 2,5 mil quilômetros.
A largada para a rota ocorreu no Palácio Iguaçu no último dia 14 e contou com a presença do governador em exercício Darci Piana. A ação conta com o apoio da Secretaria do Desenvolvimento Sustentável e do Turismo (Sedest), por meio da Paraná Turismo e do Instituto Água e Terra (IAT), Paraná Esporte e da E-Paraná Comunicação.
“É um projeto especial, por ser das mulheres, e uma iniciativa moderna, que alia a divulgação do turismo do Paraná para todo o País e a promoção da saúde, da conscientização dos cuidados necessários para a prevenção do câncer de mana através do Outubro Rosa”, afirmou Piana. “O turismo é uma bandeira muito importante para o governador Ratinho Junior e esse evento colabora para isso”.
Diretora-geral da Sedest, Fabiana Campos destacou que as motociclistas farão paradas estratégicas durante todo o percurso para o plantio de 250 mudas de espécies nativas (manacá-rosa) produzidas nos viveiros do IAT. “Esse projeto congrega inovação, saúde, sustentabilidade e meio ambiente. Tudo através da força da mulher paranaense. E o manacá-rosa será a lembrança e o marco desta travessia pelo Estado”, disse.
A ação, explicou o superintendente-geral de Esporte Helio Wirbiski, integra um conjunto de medidas adotadas pela Paraná Esporte para fazer das modalidades a motor um indutor da retomada do turismo no Paraná com o avanço da vacinação contra a Covid-19. “É um evento pioneiro, que vai mexer com diferentes cidades e regiões do Paraná”, afirmou.
O itinerário, idealizado pela Paraná Turismo, prevê a passagem por 40 municípios que fazem divisa com Santa Catarina, São Paulo e Mato Grosso do Sul, e fronteira com Argentina e Paraguai, de diferentes regiões do Estado. A chegada será no dia 30, em Matinhos, no Litoral. “Vamos mostrar e promover os pontos turísticos do Paraná, ajudando no renascimento do setor”, comentou o diretor de Marketing e Inovação da Paraná Turismo, Irapuan Cortes.
Presidente da Confraria Filhas do Vento e da Liberdade e uma das idealizadoras do projeto, Telma Crummenauer era uma das mais empolgadas com a possibilidade de conhecer uma série de cantinhos do Paraná com o vento batendo no rosto. “É uma viagem de conscientização para que a mulher possa se amar e se cuidar. E permitir que a gente conheça de fato o nosso Paraná”, afirmou.
Cronograma de Atividades em São Mateus do Sul
Quarta-feira (27):
17h30: Recepção no Sadas Hotel;
Quinta-feira (28):
8h30: Concentração em frente Sadas Hotel;
9h: Saída da motoreata em frente ao Sadas Hotel;
(Passando pela rua Barão do Rio Branco até a 21 de Setembro, descendo a Av. Ozy Mendonça de Lima até a rotatória da rodoviária e subindo pela Av. Ozy Mendonça de Lima finalizando na Rua do Mathe).
9h30: Plantio de mudas “manacá rosa” na Rua do Mathe (próximo ao letreiro “eu amo São Mateus do Sul”.
10h: Bate papo no palco da Rua do Mathe com depoimentos de 2 mulheres contanto suas experiências no tratamento contra o câncer.
11h: Ida em frente a Cuia da Sanepar para foto.
11h30: Ida a praça do Iguaçu para foto e possível plantio de uma muda do “manacá rosa”
12h: Encerramento e plantio de mudas do “manacá rosa” e almoço na Casa de Carnes Angelita.