São João Apóstolo e Evangelista (Jo 20, 2-8)
Hoje celebramos São João, apóstolo e evangelista. Diz a tradição que São João é o Discípulo Amado. A experiência de amar e de ser amado teve como resultado o que chamamos de “Escritos Joaninos”: o Quarto Evangelho, três cartas e o Apocalipse. João evangelizou a região de Éfeso, repetindo sem cessar: “Amai-vos uns aos outros”.
Transmitiu sua experiência a São Policarpo de Esmirna, que a transmitiu a Santo Irineu de Lion, e assim a Palavra que se fez carne e habitou entre nós, difundiu-se por toda parte. Na Última Ceia, encostou a cabeça no peito do Senhor e sentiu o seu coração. Essa experiência de vida também se sente em seus escritos.
Ele escreve com a cabeça no céu e os pés na terra. Defende fortemente a humanidade de Jesus Cristo e ao mesmo tempo proclama a encarnação do Verbo, que existe desde o princípio, está junto de Deus e é Deus. A ele Jesus crucificado confiou sua Mãe e o confiou a ela. Discípulo representante de todos os discípulos que Jesus ama, foi com eles colocado sob a proteção de Maria, Mãe de Jesus e Mãe da Igreja.