12 times correm atrás do título da 107ª edição do Campeonato Paranaense 2021
O Campeonato Paranaense 2021 começa neste sábado (27) e conta com a participação de 12 times em sua 107ª edição.
Com a mesma fórmula de disputa do ano passado, com turno único e mata-mata até a decisão da competição. Os oito melhores avançam para as quartas de final, e os dois últimos caem. As finais do estadual estão previstas para 16 e 23 de maio.
Na primeira fase, os clubes se enfrentam em turno único, com 11 rodadas. Athletico, Coritiba, FC Cascavel, Cianorte, Operário-PR e Londrina fazem seis jogos em casa por terem sido os melhores na última edição. Já Cascavel CR, Paraná Clube, Rio Branco-PR, Toledo e os recém-promovidos Azuriz e Maringá vão ter cinco partidas como mandante. Os dois clubes que somarem o menor número de pontos na primeira fase (11º e 12º colocados) caem para a segunda divisão.
Nas Quartas de final, os confrontos serão definidos de acordo com a classificação na primeira fase. O primeiro pega o oitavo. O segundo pega o sétimo. O terceiro pega o sexto. E o quarto pega o quinto.
Na Semifinal, o classificado de primeiro x oitavo pega quem passar de quarto x quinto. E o classificado de segundo x sétimo pega quem passar de terceiro x sexto. Serão jogos de ida e volta.
Na final, os dois clubes classificados jogarão a final em ida e volta. As finais do Paranaense 2021 estão previstas para 16 e 23 de maio.
Primeira rodada
- Cianorte x Athletico: 27/02, sábado, 17h15 – Albino Turbay
- Londrina x Maringá: 27/02, sábado, 19h15 – Estádio do Café
- FC Cascavel x Paraná: 27/02, sábado, 19h30 – Olímpico
- Coritiba x Cascavel CR: 28/02, domingo, 16h – Couto Pereira
- Toledo x Rio Branco-PR: 28/02, domingo, 16h – 14 de Dezembro
- Operário-PR x Azuriz: 28/02, domingo, 16h – Germano Krüger
Segunda rodada
- Paraná Clube x Londrina: 02/03, terça, 21h30 – Vila Capanema
- Rio Branco-PR x Cianorte: 03/03, quarta, 16h – Estradinha
- Azuriz x FC Cascavel: 03/03, quarta, 16h – Estádio os Pioneiros
- Cascavel CR x Toledo: 03/03, quarta, 19h15 – Estádio Regional
- Maringá x Coritiba: 03/03, quarta, 19h15 – Willie Davids
- Athletico x Operário-PR: 04/03, quinta, 19h15 – Arena da Baixada
Atlhetico Paranaense
Com uma nova (e promissora) geração, o Athletico entra no Campeonato Paranaense para buscar o tetra. O time de António Oliveira conta com os recém-promovidos Luan Patrick, Jajá e Vinícius Mingotti, além de nomes como Denner, Matheus Anjos e Yago.
Com apenas um jogo-treino realizado e mais de 80 jogadores inscritos, a escalação é um mistério. Mas, considerando o time usado contra o Rio Branco-PR, o Furacão pode ter Bento no gol, três zagueiros, Denner e Matheus Anjos no meio e Jajá e Vinícius Mingotti na frente.
O Athletico está proibido de contratar até julho de 2021. Então, os “reforços” para o estadual são velhos conhecidos. Vários jogadores voltam após empréstimos, como o goleiro Anderson (que estava no Náutico), os meias Denner (Chapecoense) e Matheus Anjos (Botafogo-SP) e os atacantes Jaderson (Santa Cruz) e Yago da Silva (Cuiabá).
O Athletico é o segundo clube com mais títulos paranaenses, com 26 (o Coritiba tem 38). O Furacão, inclusive, é o atual tricampeão – em 2018 e 2019 com os aspirantes e em 2020 com o time principal na reta final. De 2000 para cá, o clube tem nove dos 21 títulos disputados. Após ganhar um tri pela primeira vez, o Athletico, claro, vai atrás do tetra em 2021.
Coritiba
O Coritiba inicia o Campeonato Paranaense 2021 com a manutenção do técnico Gustavo Morínigo, contratado na reta final do Brasileirão, e com uma reformulação no elenco que caiu para a Série B. O Coxa contratou dez reforços e ainda vai apostar na base para a temporada.
A busca é pelo fim do jejum de título, que não vem desde 2017. A estreia alviverde no Paranaense será contra o Cascavel CR no domingo, às 16h, no Couto Pereira.
Com o rebaixamento decretado, Coritiba dividiu o elenco nas últimas três rodadas da Série A. Uma parte ficou treinando para a reta final do Brasileiro, enquanto a outra passou a treinar em preparação para o Paranaense, junto com as novas contratações.
O elenco contará com pratas da casa como Arthur, Henrique Vermudt, Marcio Silva, Natanael, Angelo, Guilherme Biro, Matheus Bueno, Yan Sasse e Luiz Henrique. O time titular deve ter de cinco a seis reforços. As principais mudanças são na linha defensiva e no ataque.
Até o momento, a diretoria alviverde fechou com dez atletas: lateral Romário, lateral/volante Val, zagueiros Wellington Carvalho e Luciano Castán, volantes Willian Farias e Jhony Douglas, meias Robinho e Valdeci e atacantes Léo Gamalho e Waguininho.
Maior vencedor do estadual, o Coritiba tem 38 títulos, mas vive um jejum de três anos na competição – o rival Athletico é o atual tricampeão. A última taça levantada foi em 2017, sob a gestão de Rogério Bacellar.
Paraná Clube
O Paraná inicia o Campeonato Paranaense 2021 com o ídolo Maurílio Silva como técnico e uma reformulação total no elenco que caiu para a Série C. O Tricolor trouxe 17 reforços para a temporada, com a maioria acima dos 30 anos.
A luta paranista é para encerrar uma fila de 14 anos sem título. A estreia no Paranaense será no sábado, às 19h30, contra o FC Cascavel, no Olímpico Regional.
Do time que caiu para a Série C, o Tricolor manteve apenas 9 jogadores e promoveu 10 jogadores das categorias de base ao time titular. A equipe titular, nesse início de temporada, deve ter apenas três remanescentes e o restante com contratações.
O Paraná tem cerca de 17 novos atletas treinando no CT Ninho da Gralha. A maioria vem com experiência de Série C. O clube anunciou oficialmente 11 contratações até o momento.
Com sete títulos do estadual, o Paraná vive um longo jejum de 14 anos na competição – o rival Athletico é o atual tricampeão. A última taça levantada foi em 2006, e o clube não disputa uma final desde 2007, quando foi vice-campeão diante do Paranavaí.
O Paranaense de 2021 repetirá a fórmula do ano passado, com turno único e mata-mata até a decisão da competição. Os oito melhores avançam para as quartas de final, e os dois últimos caem. As finais do estadual estão previstas para 16 e 23 de maio.
Operário
O Operário inicia o Campeonato Paranaense 2021 com a manutenção do técnico Matheus Costa e de boa parte do elenco que terminou em alta a Série B do Brasileiro. O Fantasma conseguiu segurar nomes importantes, como o artilheiro Ricardo Bueno, e ganhou reforços pontuais para começar a temporada.
A busca pelo segundo título estadual está entre os objetivos do Fantasma para a temporada. A estreia no Paranaense será contra o Azuriz, no domingo, às 16h, no estádio Germano Krüger.
Após dois jogos-treino, contra Oeste e São Bento, o técnico Matheus Costa mostrou que o time deve ser praticamente o mesmo que fechou a última temporada.
Uma das novidades deve ser o goleiro Simão, que ficará fora da estreia por causa da janela de transferências, mas depois deve assumir a vaga de titular. Outra cara nova deve ser o zagueiro Léo Rigo, um dos recém-contratados para 2021.
O clube contratou 4 jogadores até agora: os zagueiros Léo Rigo (ex-Ituano) e Odivan (do Juventude), o lateral-esquerdo Djalma Silva (ex-Confiança) e o atacante Felipe Garcia (ex-Chapecoense).
O Operário-PR tem apenas um título do Campeonato Paranaense, conquistado em 2015. São ainda 14 vice-campeonatos, a maioria nas décadas de 1920 e 1930. Em 2020, o Fantasma parou nas quartas de final, sendo eliminado pelo Cianorte com uma derrota em casa.
O Paranaense de 2021 repetirá a fórmula do ano passado, com turno único e mata-mata até a decisão da competição. Os oito melhores avançam para as quartas de final, e os dois últimos caem. As finais do estadual estão previstas para 16 e 23 de maio.