Hoje no TBT do Jornal Aconteceu, onde resgatamos momentos marcantes da nossa história desse saudoso veículo de mídia que informou nossa cidade por tantos anos. Relembraremos uma matéria sobre um encontro dos operadores da SIX de 1971. Com o primeiro concurso da Petrobras de São Mateus do Sul, no início da década de 1970, profissionais de vários estados tomaram São Mateus como lar e qualificaram-se em uma função até então nova para muitos, contribuindo assim para o sucesso do Projeto Petrosix.
[MATÉRIA DE 2012 NA ÍNTEGRA]
Você trabalhou como operador da Unidade SIX, no início das atividades da indústria em São Mateus do Sul? Se sim, seus colegas de trabalho estão procurando por você para um reencontro.
Mais de quarenta anos depois, a primeira turma de operadores quer matar a saudade de um tempo marcado não somente pelo trabalho, mas pelas pescarias, pelos jogos de futebol e pela amizade.
O Cepe será palco para o segundo Encontro dos Operadores de 1971, que acontecerá no dia 26 de março. Com o primeiro concurso da Petrobras de São Mateus do Sul, no início da década de 1970, profissionais de vários estados tomaram São Mateus como lar e qualificaram-se em uma função até então nova para muitos, contribuindo assim para o sucesso do Projeto Petrosix. “Os operadores são os responsáveis por colocar tudo em funcionamento. Sem eles, as indústrias não acontecem”, expressa João Pinheiro Bomfim, o Baianinho, membro dessa primeira turma.
Segundo ele, em 1971, 104 operadores foram contratados e muitos deles permaneceram na profissão até a aposentadoria. Um grupo que acabou transformando coleguismo em amizade e levou a parceria para fora da indústria. “Formamos times de futebol, íamos pescar. Uns viajavam de moto juntos. Havia muito companheirismo”, lembra Baianinho.
Mas com o passar dos anos, cada um foi tomando o seu rumo. “Uns se casaram e ficaram por aqui, outros foram embora para outra cidade. Acabamos perdendo o contato”, explica. Baianinho considera que apenas 10% do grupo permanecem em São Mateus.
No seu conhecimento, vários já faleceram e alguns estão espalhados pelo Paraná e outros estados. O encontro veio por iniciativa de alguns, para reviver a época da juventude e do pioneirismo da indústria no município. Esta será a segunda edição, 16 anos após a primeira, quando a turma de 1971 completou 25 anos.
Organizada há mais de um mês, a confraternização abrirá espaço também para operadores aposentados de outras turmas e áreas. Será um dia inteiro de encontro, com almoço e diversas atividades. Para participar, será preciso confirmar a presença antecipadamente e fazer a inscrição até o dia 20 no Sindipetro.
[FIM DA MATÉRIA]