São Mateus do Sul recebeu nesta segunda-feira (28) mais um lote dos imunizantes contra a Covid-19, vindo da 6ª Regional de Saúde, que recebeu a remessa na última semana – (Novo lote de vacinas chegou em União da Vitória nesta sexta-feira (25), e após separação enviou aos municípios do quadrante, dentre o montante, o 1º lote da Vacina Janssen, perfazendo um total de 1.255 doses.
A Secretaria Municipal de Saúde não precisou o número de doses recebidas, mas afirmou que dará continuidade à vacinação nesta terça-feira (29) a todos os profissionais do transporte coletivo rodoviário de passageiros e caminhoneiros.
Segundo a equipe que atua na Campanha Municipal de Vacinação, cerca de 50 profissionais que se enquadram na especificação foram vacinados e o primeiro são-mateuenses a receber a vacina que possui o esquema de aplicação com apenas uma dose, foi o Abel Chagas Novakowski, de 36 anos.
Abel atua como caminhoneiro à 14 anos e reside na Vila Amaral. Segundo ele, ficou sabendo que poderia receber a vacina e não perdeu tempo e correu para o Centro Municipal de Vacinação: “Fiquei sabendo por comentários do povo, assim fui me informar por pessoas que trabalham na área da vacinação a qual confirmaram que iria iniciar hoje a vacinação para os profissionais do ramo, fui até o local da vacinação e tive o privilégio de ser o primeiro a ser vacinado”, enfatizou.
O caminhoneiro que já trabalhou na Beneficiadora de Batatas Muchalak e rodou o Brasil inteiro, hoje leva os bois vivos do Frigorifico São Francisco por todo o Paraná.
O imunizante, conhecido tecnicamente como Ad26.COV2.S, utiliza a tecnologia de vetor viral, um vírus enfraquecido que transporta os genes virais para dentro das células, estimulando a resposta imunológica. Diferentemente das outras vacinas disponíveis contra a Covid-19, o imunizante da Janssen é aplicado com esquema de dose única (0,5 ml).
Testes de fase três foram realizados em diferentes países, com a participação de mais de 44 mil pessoas e a vacina apresentou Taxa de Eficácia de até 72% nos Estados Unidos, de até 68% no Brasil e de até 64% na África do Sul após a aplicação com a dose única.
Segundo a Organização Mundial da Saúde (OMS), o imunizante apresenta alta eficácia na prevenção de hospitalização e morte pela Covid-19. Uma dose única da vacina tem eficácia global (que reúne dados de todos os estudos clínicos) de 66,9% contra infecções sintomáticas, de 76,7% contra doença grave e morte após 14 dias e de 85,4% após 28 dias de imunização.
O primeiro lote da vacina Janssen – 1,5 milhão de doses – chegou ao Brasil na última semana (22/06) e novas doses chegaram no decorrer das próximas semana, pois o contrato do Ministério da Saúde com a farmacêutica prevê a entrega de 38 milhões de vacinas ao Brasil até o final de 2021.
Outro destaque do dia na Campanha Municipal de Vacinação, foi a imunização dos irmãos Danilo e Daniel Portes, que além de gêmeos, atuam com a mesma profissão e receberam a dose única do imunizante Janssen.