Uma noite gelada vem marcado nossa região e a Previsão do Tempo aponta para um novo problema, segundo o Meteorologista Gustavo Verardo, a Geada Negra.
Devido as condições desta massa de ar de origem polar podemos ter a terrível geada negra na nossa região. Este Fenômeno Meteorológico congela a planta de dentro para fora e os danos são maiores e irreversíveis.
Diferente da geada branca, que ocorre quando o intenso resfriamento noturno, provoca o congelamento sobre as plantas, a geada negra é a combinação de ar frio, vento moderado e umidade baixa.
Quando a umidade do ar está baixa e a perda radiativa é intensa, causa um forte resfriamento a ponto de chegar a uma temperatura letal, chegando a congelar a seiva da planta. É um fenômeno, muitas vezes invisível, pois não há deposição de gelo nas plantas, pela falta de umidade.
Já a geada branca acontece mais frequentemente quando a atmosfera está úmida e provoca a condensação do vapor d’água que acaba se transformando em gelo na superfície da planta. Esta condição ajuda a amenizar a queda brusca de temperatura.