Na última sexta-feira (26) aconteceu importante reunião nas dependências da Associação Comercial, Industrial e Agropecuária (ACIASMS), onde o tema debatido foi a questão da Segurança Pública de São Mateus do Sul.
A reunião foi organizada pelas entidades representativas do comércio local e reuniu representantes do Poder Público Municipal, da Câmara dos Dirigentes Lojistas (CDL), da ACIASMS, do Conselho de Desenvolvimento Econômico (Codesamas), da Associação dos Amigos da Erva-mate (IG-Mathe), do Observatório Social, do Conselho Comunitário de Segurança (CONSEG), Polícia Militar, Polícia Civil, Polícia Rodoviária Estadual e Federal e o Corpo de Bombeiros, além de representante da comunidade da Vila Amaral.
Várias demandas correlacionadas à Segurança Pública foram apresentadas, principalmente o alto número de furtos que vêm acontecendo nas últimas semanas, em estabelecimentos comerciais e residências do Município.
As autoridades de segurança enalteceram a intensa onda de crimes patrimoniais, principalmente aqueles sem o uso de violência, considerados furtos – e salientaram o empenho de suas equipes no patrulhamento das vias públicas, efetuando prisões em flagrante e tomando todas as providências necessárias em investigações e repasse de informações ao Poder Judiciário, que por sua vez analisa todo o conteúdo e toma a decisão pela prisão ou soltura dos acusados.
Algumas medidas já foram apresentadas, como forma de reforçar a segurança e inibir ações criminosas contra o patrimônio, seja residencial ou comercial em São Mateus do Sul, dentre eles, destacados na reunião – os representantes comerciais e industriais, vêm buscando alternativas para integrar o sistema de monitoramento do comércio local, visando identificar os meliantes e assim efetivar as evidencias às autoridades judiciárias.
A Prefeitura Municipal, através do Secretário de Indústria e Comércio, Carlos Roberto Chaves enfatizou que o Poder Público Municipal está preocupado com a situação e vem tomando medidas para colaborar com a Segurança Pública, e dentre as principais medidas, está a Reestruturação do Sistema de Monitoramento da cidade – desativado há anos e pouco utilizado desde sua aquisição, instalação e operacionalização.
A Polícia Militar, também reforçou o compromisso em empenhar-se no patrulhamento das vias públicas, na região central e bairros do município, bem como a Polícia Civil em investigar e repassar as informações ao Poder Judiciário.
Um dos assuntos discutidos, foi a efetivação de ações junto à Sociedade Civil Organizada, as quais já vêm sendo realizadas e apresentam êxito, principalmente na Vila Amaral e na Vila Pinheirinho, onde os moradores unidos em grupos de WhatsApp colaboram com a segurança do bairro, promovendo a segurança da comunidade, fiscalizando a rua, residências, comércios locais, somente com a observação e alerta aos membros do grupo – algumas vezes, utilizando de placas indicativas de Vigilância/Segurança Solidária.
Segundo reportagem do Portal Ourovivo, noticiada na última semana, os índices de furtos simples e furtos qualificados apresenta ligeira diminuição, em relação ao mesmo período do ano passado – os meses de janeiro, fevereiro e março – porém com incidência muito maior e com tendência de aumento significativa para os próximos meses à se comparar com o ano anterior e a média de São Mateus do Sul.
Segundo os moradores da Vila Amaral, comunidade que vem arduamente sofrendo as consequências dos furtos às residências, os envolvidos nos crimes são conhecidos e até mesmo populares no mundo dos crimes, mas a ineficácia da legislação, faz com que estes, quando presos, possam retomar ao mundo do crime rapidamente.
A maioria, baseada em Dependentes Químicos que arrombam as casas, roubam o que veem na frente e posteriormente vendem ou trocam por drogas – fortalecendo a teoria, de que o problema também se refere à Saúde Pública.
No decorrer desta semana, acontecerá uma nova reunião com os líderes dos principais bairros e comunidade da cidade, para a efetivação do projeto de Vigilância entre Vizinhos.