O Projeto Ecos do Campo – Desenvolvendo a Agricultura Sustentável, promovido pela Associação Casa Familiar Rural de São Mateus do Sul em parceria com a Petrobras, através do programa Petrobras Socioambiental, promoveu mais uma ação de proteção ao meio ambiente, no Dia Mundial da Água, celebrado na última quarta-feira, 22 de março.
O projeto que já beneficiou centenas de agricultores são-mateuenses via ações de educação agroecológica para capacitação e aprimoramento da produção orgânica, do manejo e do processamento de alimentos, além de promover uma relação sustentável com os recursos naturais das propriedades, atuou nesta ação junto à comunidade de Dois Irmãos, na residência das são-mateuenses Lúcia Riske Gimine e Cristiane Gimine Dombroski/João André Ferreira Novakowski.
Os alunos da Casa Familiar Rural também marcaram presença para colaborar com a ação, que além de contar com todo o conhecimento teórico provindo pelas professoras e técnicas do projeto, objetivou que os jovens também colocassem a “mão na massa” e participassem do processo de desenvolvimento da ação.
A família da Lúcia Riske Gimine recebeu um sistema de tratamento de Esgoto Agroecológico por Zona de Raízes, onde os membros do projeto e alunos da Casa Familiar Rural, desenvolveram a ação que fará o tratamento adequado da água utilizada e descartada na propriedade.
Na propriedade do casal, Cristiane Gimine Dombroski e João André Ferreira Novakowski, o projeto Ecos do Campo realizou a recuperação da nascente de água utilizada pela família, através da aplicação do método que utiliza do Solo Cimento.
A imagem acima, retrata como era a proteção da nascente de água antes da intervenção do projeto Ecos do Campo.