O maior Festival de Dança do mundo encerra neste sábado e teve são-mateuenses subindo nos palcos da Cidade da Dança
Entre os dias 19 e 30 de julho, aconteceu o 39ª Festival de Dança de Joinville – o maior festival de dança do mundo em número de participantes focando no objetivo de promover a dança como expressão artística e contribuir para a difusão cultural e o desenvolvimento regional.
A edição de 2022, pós Pandemia da Covid-19, foi uma das mais especiais e reuniu 550 grupos que se revezarão na apresentação de 2.075 coreografias, dentre as mais de 4,1 mil coreografias inscritas.
O Manu Studio de Dança, de São Mateus do Sul marcou presença com quatro trabalhos:
- Dança Master – Coreografia Frida Khalo intensa e dramática, com as dançarinas Adani Uina Gralak Trzaskos, Elaine Trzaskos, Daniela G. Santos, Joelma Rodrigues Scherer, Luciana Gomes Westphalen, Tatiana Tereska, Emanuella da Silva Tonon.
- Solo Tribal Fusion – Emanuella da Silva Tonon.
- Solo Alma Cigana – Emanuella da Silva Tonon.
- Dança Infantil – 3º Dance Kids Joinville, com as dançarinas Ana Julia Rodrigues Scherer, Anna Julia Staniszewski, Rafaela Trzaskos, Valentina da Silva Tonon, Bárbara Goulart, Marina Sander Rodrigues, Amanda Niz, Milena Franco Utzig – que se apresentaram no grandioso Teatro Anita
Estiveram presentes nestes 11 dias de evento, dançarinos de 23 estados brasileiros, do México e do Canadá. Os Estados que mais se destacaram nos totais de companhias confirmadas foram São Paulo (198), Santa Catarina (102), Paraná (82), Rio de Janeiro (35) e Minas Gerais (34).
O festival tem a sede principal no Centreventos Cau Hansen, em Joinville, além de palcos abertos espalhados pelas cidades de Joinville, São Francisco do Sul, Araquari e São Bento do Sul. A programação aconteceu no Expocentro Edmundo Doubrawa (local da Feira da Sapatilha), nos shoppings da cidade, no Museu de Arte de Joinville (MAJ) e em pontos espalhados pelos bairros.
3º Dance Kids Joinville
O Dance Kids é uma mostra não competitiva voltada para crianças de 3 a 14 anos. De uma forma leve e organizada, a proposta da Mostra é de oportunizar a experiência de um palco de qualidade para bailarinos estreantes ou não, servindo de vitrine e destacando os trabalhos realizados por professores e coreógrafos de todos os estados brasileiros.
O evento é a oportunidade para que grupos, escolas, coreógrafos e familiares possam vivenciar momentos incríveis na cidade da dança no período do maior festival do mundo.
Através do Dance Kids, visitar a cidade da dança durante o Festival de Joinville passa a ter um significado diferente, uma vez que você faz valer o seu passeio assistindo grandes apresentações competitivas, visitando a feira da sapatilha, mas também fazendo o que é mais incrível: Dançar e mostrar seu trabalho.