Neste sábado (28), São Mateus do Sul comemorou a entrega oficial do título de Capital Polonesa do Paraná durante a realização da 2ª edição do Polskie Smaki, na Rua do Mathe Padre Silvano Surmacz.
O evento cultural e culinário foi organizado pelo Rotary Club de São Mateus do Sul e Grupo Folclórico Polonês Karolinka com o apoio da Prefeitura Municipal, Conselho de Desenvolvimento Econômico (CODESAMAS), Câmara de Dirigentes Lojistas (CDL) e Associação Comercial, Industrial e Agropecuária (ACIASMS).
O título foi estabelecido pela Lei Estadual nº 20.655/2021, de autoria do Deputado Estadual Emerson Bacil, em parceria com o Deputado Evandro Araújo, tendo como relator o Deputado e Líder do Governo na Assembleia Legislativa do Paraná (ALEP), Hussein Bakri – que foi aprovado no dia 28 de julho de 2021.
Segundo elencado no projeto de lei, constituído em colaboração com alguns profissionais da cultura histórica de São Mateus do Sul, há cerca de 131 anos, chegavam nesta terra as primeiras famílias de poloneses que aqui, reconstruíram as suas vidas e edificaram a história de nossa cidade – a língua, cultura, religião e arquitetura polonesa estão presentes no nosso cotidiano até os dias de hoje e contribuem com a conquista deste título.
A cerimonia contou com presença de representantes do executivo, através da Prefeita Fernanda Garcia Sardanha e legislativo municipal/estadual, da comunidade civil organizada, das entidades e instituições correlacionadas e da Vice-Consul Geral da República da Polônia, Elzbieta Proga.
A Rua do Mathe ficou tomada de são-mateuenses e pessoas que vieram de várias regiões, prestigiar o evento e puderam se emocionar com os hinos Nacional e da Pôlonia, sendo cantados, pela Secretaria Municipal de Educação e Cultura, Liliane Santana e os membros do grupo Karolinka, Magdalena Linde Tosetto e Leonardo Staniszewski, respectivamente.
Toda a cerimônia aconteceu no palco da praça, que recebeu um presente do CODESAMAS, responsável pela pintura na parede do palco, simbolizando o vilarejo Zalipie (aproximadamente 150km de distância da cidade de Cracóvia) – a pequena cidade é conhecida por suas coloridas pinturas nas áreas externas e internas das casas dos habitantes locais.
A arte é uma produção da artista Josiane Aparecida da Rosa Santos Mayer, que se especializou na técnica de pintura Malowana. “Aqui, encontramos um pedacinho da Polônia no centro de São Mateus do Sul”, destacou o presidente Haroldo Mildenberg Ferreira.
Estiveram presentes: Diretor Geral do Grupo Karolinka – Irio Miguel Brongiel Janoski; Presidente do Rotary Club de São Mateus do Sul – Seres Maria Moreti; Presidente do CODESAMAS – Haroldo Mildenberg Ferreira; Representante da BRASPOL – núcleo de São Mateus do Sul – Evaldo Drabeski; Representante do CEPOM – Ana Przywytowski Janoski; Presidente da Fundação Cultural de São Mateus do Sul- Sr. José Carlos Janowski e os Deputados Emerson Bacil e Evandro Araújo.
FOTOS: Alexandre Müller