O Adolescentro, entidade 100% são-mateuense, foi fundado em 1992 com o objetivo de atender à crianças e adolescentes cujos direitos são violados ou ameaçados, conforme disposto no Estatuto da Criança e do Adolescente (ECA), por um conjunto de ações especiais, visando o acesso ou complementação de políticas públicas na área de proteção.
A entidade atende em média 160 crianças e adolescentes, com idade entre 10 a 18 anos, no contra turno social – com o foco no público que se encontra em situação de risco pessoal e social. Desenvolvendo várias atividades:
- Artes;
- Leitura;
- Informática;
- Jogos e Brincadeiras;
- Horta e Meio Ambiente;
- Educação Física.
Com o objetivo de minimizar o quadro de desigualdade social acentuada, o Adolescentro desenvolve seu trabalho socioassistencial com a oferta de atividades e ações cujo foco foi é a melhoria de vida de crianças e adolescentes, com a busca da promoção social, elevação da autoestima, valorização da cultura e incentivo as habilidades individuais e coletivas.
As ações desenvolvidas, são potencializadas com a participação dos usuários atendidos – com o intuito de promover a melhoria dos serviços prestados, desenvolvendo suas atividades por meio do Serviço de Convivência e Fortalecimento de vínculo.
Dentre os adolescentes com idade entre 15 e 18 anos, alguns já estão inseridos no Mercado de Trabalho, através do Programa de Capacitação Profissional do Adolescentro (PCPA), este programa está devidamente cadastrado e validado no Programa Nacional de aprendizagem do Ministério do Trabalho.
A entidade conta com convênio da Prefeitura Municipal para manutenção financeira da instituição, além da realização de eventos, venda de produtos produzidos por alunos e funcionários e o programa Nota Paraná.