Vamos conhecer um pouquinho mais sobre essa entidade 100% são-mateuense
O Lar São Mateus foi fundado em 1971, com o objetivo de servir como local específico para atender a comunidade são-mateuense idosa, que não possuía condições de sobrevivência diante as situações financeiras e de garantia de direitos. Anos depois, devido a falta de demanda e de recursos para se mantar, teve cancelados os serviços de atendimento à esse público e foi voltado ao atendimento de crianças carentes.
Somente em 2010, a instituição foi fielmente regularizada, passando a atender exclusivamente crianças com idade entre de 5 a 10 anos – em contra turno social caracterizando-se como a única instituição do município a prestar este tipo de atendimento, através de oficinas socioeducativas.
O Lar São Mateus tem como finalidade o desenvolvimento de ações de Proteção Social Básica, através do Serviço de Convivência e Fortalecimento de Vínculos – SCFC, tendo por foco a constituição de espaço de convivência, formação para a participação e cidadania, desenvolvimento do protagonismo e da autonomia das crianças, a partir dos interesses, demandas e potencialidades.
Atualmente, a entidade que atende a um total de 135 crianças e conta com 13 funcionários – funciona com o apoio dos sócios contribuintes, eventos sociais, participações em projetos, doações de imposto de renda, apoio de empresas locais e o repasse de subsidio financeiro da Prefeitura Municipal.
A entidade promove oficinas socioeducativas:
- Artes Manuais;
- Dança;
- Informática e Recreação;
- Literatura e Teatro;
- Educação Física e Jogos.
As crianças são organizadas por idade cronológica, valorizando as experiências individuais, possibilitando a socialização de conhecimento entre crianças, educadores e familiares; proporcionando atividades lúdicas e estimulantes que despertem o interesse, respeitando o nível de desenvolvimento de cada criança, organizando o espaço de aprendizagem com a atividade a ser desenvolvida, garantindo o carinho e respeito a todas as crianças.
No período da Pandemia, as atividades coletivas foram suspensas temporariamente, mas visando a continuidade dos serviços prestados, a equipe do Lar São Mateus, vem utilizando de várias estratégias e ferramentas de comunicação para manter o contato com cada aluno. Através de Vídeo-oficina, oficinas online diárias e o envio de atividades periódicas, o vínculo foi fortalecido.
A instituição mantém o contato de forma abrangente juntos às famílias das crianças inseridas, para saber como estão nesse período e também são realizadas visitas in loco através da Assistente Social, para inserção e acompanhamentos familiar, sendo repassadas orientações e recomendações gerais e também uma forma de saber como estão nossos usuários e podermos manter o vínculo e amenizar as saudades.