Consumir o que é feito no Paraná incentiva novos empreendedores

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Estado registra crescimento no número de novas microempresas em 2021. Compras on-line ampliam o alcance de pequenos negócios

O primeiro trimestre de 2021 foi de otimismo para os pequenos negócios do Paraná. De janeiro a março, o saldo de novas empresas constituídas ficou em 49.047, totalizando 9,8% de crescimento na comparação com o mesmo período de 2020. Os microempreendedores individuais (MEIs) foram a maioria: 56.369 paranaenses decidiram abrir um CNPJ para tirar as ideias do papel, incentivados por uma cultura que tem se consolidado no estado, a do consumo local. Ampliar a conscientização para comprar do pequeno empreendedor é um dos objetivos do programa Feito no Paraná, que desde 2020 tem concentrado esforços para divulgar marcas paranaenses junto aos consumidores.

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Criado pelo Governo do Estado do Paraná, o programa é fundamental para o ambiente de negócios neste período de retomada econômica. Igualmente importantes são as iniciativas dos paranaenses que decidiram empreender em meio a tantos desafios; e hoje observam bons resultados, como o aumento na contratação de pessoas. Somente em março de 2021, as pequenas e microempresas do estado abriram 8.328 postos de trabalho.

Tecnologia apoia empreendedores

As restrições de funcionamento de atividades presenciais levaram a um salto criativo na economia. O delivery cresceu no mundo todo em 2020 e, no Brasil, fazer compras por aplicativos de entrega ficou cada vez mais comum. O país foi responsável por quase metade do mercado de delivery do mundo – 48,77%. A conveniência de pedir tudo pelo celular serve como estímulo aos empreendedores, que podem comercializar seus produtos por plataformas de entrega e alcançar um número maior de consumidores.

Além do delivery, o e-commerce também contribuiu para fortalecer os negócios. Em 2020, o setor cresceu 68% em comparação a 2019, segundo a Associação Brasileira de Comércio Eletrônico (ABComm). A tecnologia tem sido grande aliada dos empresários para aumentar o faturamento – do supermercado à frutaria do bairro, da pizza ao pão artesanal, tudo o que o paranaense precisa é feito aqui e entregue na porta de casa.

Segmentos de destaque

Quem está planejando empreender pode se inspirar em modelos de negócios que se destacaram nos últimos levantamentos oficiais. Dados do Sebrae nacional divulgados pela Agência Brasil mostram quais foram os tipos de microempresas que mais abriram CNPJ´s em 2020. São eles: serviços combinados de escritório e apoio administrativo (20.398), comércio varejista de artigos de vestuário e acessórios (16.786) e restaurantes e similares (13.124).

Com o programa Feito no Paraná, o Governo do Estado do Paraná quer incentivar todos os segmentos da economia; indústria, comércio e prestação de serviços. As empresas que aderem ao programa têm acesso a material gratuito para ponto de venda ou aplicação diretamente nas embalagens, que são como uma chancela da fabricação 100% paranaense.

Para participar como empresa ou apoiar produtores locais, basta procurar o selo Feito no Paraná nos produtos ou nas prateleiras. No site oficial do programa há uma lista com as empresas que já fazem parte da iniciativa – http://www.feitonoparana.pr.gov.br/.

FONTE: G1 Paraná.

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Alexandre Muller
Alexandre Mullerhttps://ourovivo.com.br
Comunicador são-mateuense, especialista em eventos e atividades sociais. Apaixonado por São Mateus do Sul e seus tesouros.
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