Me conta uma coisa. Você é o tipo de pessoa que adora datas comemorativas ou, nem liga para isso?
O dia dos namorados está se aproximando, e muitas pessoas aproveitam a oportunidade para demonstrar o carinho sentido pela pessoa amada.
Se pararmos para pensar, o relacionamento afetivo ocupa um lugar muito importante entre todas as relações que estabelecemos ao longo da vida.
Quando nascemos, imediatamente ganhamos papéis, como o papel de filha, irmã, neta, prima, e assim por diante. Não é possível escolher quem serão essas pessoas, simplesmente nascemos lá.
Na vida adulta, entre tantas relações estabelecidas direta e indiretamente, pode surgir o interesse por alguém que, com um pouco de sorte, se tornará um companheiro amoroso, alguém com quem escolhemos estar.
Não por acaso, na maioria das vezes, é também nessa relação que surgem os maiores desafios de convivência. Ciúmes, divergências, frustração…
Para desfrutar de relacionamentos harmoniosos precisamos considerar que se relacionar significa construir uma história com alguém, significa ajustar o passo sempre que necessário.
Talvez, o próximo dia 12 seja um bom momento para essa “revisão”. Conversar sobre comportamentos do companheiro que podem estar gerando incomodo e dialogar para encontrar formas de solucionar essas questões, sempre buscando equilíbrio.
Antes de finalizar, quero sugerir algo muito importante – independente da sua escolha de comemorar ou não comemorar essa data, procure falar com frequência o que te faz feliz na relação. Elogie de forma sincera seu companheiro ou companheira. Diga o quanto é importante para você contar com o apoio dessa pessoa.
Fazer isso eleva a qualidade do relacionamento, afinal, quem não se sente bem quando recebe demonstrações de carinho?
Além de fortalecer esse laço, a comunicação passa a ser algo prazeroso dentro da relação porque ao invés de só falar sobre o que não vai bem, o diálogo faz parte do dia a dia para lembrar e fortalecer as coisas boas, pois afinal de contas, é o lado positivo que faz tudo valer a pena!
Milena Moreira
CRP 08/25764
Psicóloga Clínica com foco em Autoestima e Relacionamentos para Mulheres.