Para auxiliar os clientes que têm financiamento habitacional a manter as contas em dia durante a crise provocada pela Pandemia, a Caixa Econômica Federal anunciou condições especiais para pagamento das parcelas. O banco vai permitir reduzir o valor mensal a ser pago ou, até mesmo, suspender o pagamento temporariamente.
A redução no valor das parcelas pode chegar a 75%, enquanto a pausa nas cobranças pode ser aplicada por até seis meses. “Essas medidas proporcionam às famílias a possibilidade de se reorganizarem para voltar a pagar integralmente a prestação mensal”, destacou a Caixa em comunicado à imprensa.
A redução no valor das parcelas ou suspensão do pagamento vale para qualquer tipo de financiamento?
A Caixa anunciou as duas condições especiais de negociação de contratos apenas para os clientes que possuem financiamento habitacional.
Quem pode solicitar a redução no valor das parcelas?
De acordo com a Caixa, qualquer cliente que possui imóvel financiado com o banco nas modalidades Fundo de Garantia por Tempo de Serviço (FGTS) ou pelo Sistema Brasileiro de Poupança e Empréstimo (SBPE) poderá solicitar o desconto temporário no valor a ser pago mensalmente.
Qual o percentual de redução no valor das parcelas concedido pela Caixa?
Segundo o banco, o desconto pode ser superior a 75%.
A redução será aplicada durante quanto tempo?
O prazo do desconto dependerá do percentual concedido. Os prazos são:
- até 6 meses, quando a redução na parcela for de até 25%.
- de até 3 meses, quando a redução na parcela for entre 25% e 74,99%.
É preciso apresentar algum documento que comprove a necessidade de obter o desconto?
Para desconto de até 25% não é exigida nenhuma documentação comprovatória. Para clientes que solicitarem entre 25% e 74% será exigida uma autodeclaração de perda de renda. Já quem precisar de desconto superior a 75% será necessário apresentar documentos formais que comprovem a perda de rendimento mensal.
Depois que acabar o período de desconto, como será feita a cobrança do valor que deixou de ser pago?
De acordo com a Caixa, os valores que não foram pagos durante os meses em que foi concedido o auxílio serão incorporados ao saldo devedor do contrato e diluídos no prazo remanescente.
O prazo do financiamento vai aumentar para quem tiver a parcela reduzida temporariamente? E a taxa de juros?
Segundo a Caixa, as condições contratuais não serão alteradas para quem solicitar o benefício. Ou seja, tanto o prazo de financiamento quanto a taxa de juros estabelecida no contrato inicial serão mantidos.
Como solicitar a redução no valor das parcelas?
De acordo com a Caixa, o pedido de desconto pode ser feito por meio do App Habitação Caixa.
Quem pode solicitar a suspensão do pagamento das parcelas mensais?
Somente os clientes que estiverem recebendo o Auxílio Emergencial ou o Seguro Desemprego poderão pedir para suspender a cobrança mensal do financiamento habitacional.
Por quanto tempo o pagamento poderá ser suspenso?
A pausa nas cobranças do financiamento habitacional poderá ser concedida por até seis meses.
É preciso apresentar algum documento para comprovar a necessidade de suspender o pagamento das parcelas?
Tanto o Auxílio Emergencial quanto o Seguro Desemprego são pagos pela Caixa e, por isso, o banco não vai exigir nenhum outro documento que comprove as duas condições.
Como será feita a cobrança das parcelas que deixaram de ser pagas?
Assim como para quem tiver o valor da parcela mensal reduzido temporariamente, os valores que deixarem de ser pagos durante a concessão do auxílio serão incorporados ao saldo devedor do contrato e diluídos no prazo remanescente.
Como solicitar a suspensão do pagamento?
Por meio do APP Habitação Caixa ou do telefone 0800-104-0104.
FONTE: GLOBO.COM